“Hirelings” são aqueles caras que as personagens contratam quando vão explorar dungeons para carregar tochas, lanternas e outras fontes de luz, carregar o grosso do equipamento como pás, picaretas, varas de 3m, cordas, e ajudar a trazer o tesouro pra fora, ou até mesmo para ajudar nos combates.
Figurinhas carimbadas nos jogos old school, eles são praticamente inexistentes nas edições mais recentes. E por isso mesmo, encontrar boas miniaturas para representá-los não é uma tarefa muito fácil.
No caso dos mercenários contratados para lutar ao lado das personagens dos jogadores, até que não é muito dificil arranjar uma miniatura adequada, mas para os tipos não-combatentes a coisa é mais complicada. Claro que há algumas sugestões para utilizar figuras das D&D Miniatures para representá-los, mas mesmo elas não são totalmente satisfatórias.
Por isso eu decidi fazer meus próprios hirelings. Para isso, foi necessário fazer algumas modificações em miniaturas já existentes.
Materiais:
- miniaturas adequadas (que já tenham algo da peça que você quer fazer)
- arame
- massa de biscuit ou epoxi
- cola branca e/ou cola-tudo
- tinta acrílica
- verniz acrílico spray
- estilete
- alicate (para cortar o arame)
- pincéis
Como fazer:
Primeiro e mais importante, é necessário selecionar as miniaturas que você deseja modificar. No meu caso, eu quero fazer alguns hirelings não-combatentes, então preciso de miniaturas que não pareçam guerreiros, mas sim camponeses ou exploradores. Devido a isso, eu optei não por miniaturas específicas para RPG, ao invés escolhi uns bonecos de velho-oeste na mesma escala, que encontrei à venda como lembranças de festa de criança por um preço bem camarada.
Como eu não encontrei esse carinha na escala correta, precisei fazer umas modificações em uns cowboys mais genéricos.
Após escolher as peças (na verdade, enquanto o faz), é necessário já imaginar que modificações você deseja fazer para que a miniatura fique de acordo com seus desejos. Eu escolhi três figuras, mas infelizmente só tirei fotos de duas:
A terceira figura era um homem com uma espécie de estandarte de cavalaria. Como dá pra ver pelas fotos, as esculturas não são lá essas coisas, mas dá pra melhorar elas muito com uma boa pintura.
Com essas três miniaturas, decidi criar um carregador de tocha, um carregador de lanterna, e o terceiro (o do estandarte) será um carregador de equipamentos com uma lança na mão.
Decidido o que fazer, é hora de realizar a limpeza nas peças. Além de limpá-las propriamente com água e sabão, é preciso retirar as rebarbas com um estilete, assim como as partes que serão removidas para as modificações. Nas duas peças da foto, a única coisa que retirei foram as armas de fogo, na peça com o estandarte, retirei a bandeira (deixando apenas a lança) e o nó do lenço do pescoço que era meio exagerado.
Aqui podem ver uma das miniaturas com as partes desnecessárias já retiradas, e com o arame na mão que se tornará sua tocha.
Como as esculturas não são muito boas, e os pés delas são muito disformes, eu optei por não retirar as bases originais, apenas piná-las e colá-las em bases redondas. No caso, utilizei bases feitas de borracha para sola de sapato.
Com as peças escolhidas e devidamente “limpas”, é hora de dar vida às modificações planejadas. É necessário esculpir em massa (seja biscuit ou epoxi) todos os detalhes que faltam nas peças para elas se tornarem aquilo que você deseja, e colar esses detalhes nas miniaturas. Como as miniaturas são de plástico, cola branca realiza um bom serviço para fixar os detalhes. Se utilizar arame para algum detalhe, é melhor aplicar cola-tudo para fixar na miniatura (como eu fiz com a tocha e o cabo da lanterna).
A foto é um pouco ruim, mas nessa peça eu esculpi uma tocha na mão esquerda (aplicando massa sobre um pedaço de arame), e uma mochila com um cobertor enrolado em cima. Também esculpi um cantil para dar função à bandoleira do rifle que a miniatura trazia às costas.
Neste, além da mochila com um cobertor enrolado embaixo, inclui uma corda (nesse caso, feita com linha grossa enrolada), e também uma alça para transformar o coldre do revolver em uma bolsa lateral.
Muitas vezes será necessário fazer as modificações aos poucos, esperando a cola secar para aplicar uma nova parte. Após todas as modificações estarem prontas, e as partes de massa secas, é hora de aplicar o primer sobre as peças.
Duas das peças com primer preto aplicado.
Primer seco, é só aplicar a pintura final. Como eu comentei acima, as esculturas são meio deficientes, mas na pintura é possível arrumar a maioria dos problemas, escondendo os defeitos das peças. E depois de pintar, não esqueça de aplicar uma camada de verniz brilhante e outra de verniz fosco, para proteger as peças.
O resultado final ficou assim:
Comparação de uma miniatura versão original e modificada.
O carregador de tochas, frente e costas. A mochila deste foi a que ficou melhor, justamente por ter sido a última peça que eu fiz (peguei o jeito da coisa!).
Os três hirelings prontos: Carregador de tochas, Carregador com lança,e Carregador de Lanterna.
A trupe ao lado de uma miniatura oficial do D&D, para comparação.