quinta-feira, 11 de março de 2010

Resenha: The Dungeon Alphabet

GMG4385CoverLarge Lançado já a algum tempo, The Dungeon Alphabet: An A-to-Z Reference for Classic Dungeon Design é um dos excelentes livros produzidos pela OSR nos últimos tempos.

Primorosamente escrito por Michael Curtis, o livro é baseado numa série de postagens de mesmo título em seu blog, às quais ele decidiu compilar, ampliar e lançar como um único volume.

O objetivo do livro é, como diz o subtitulo, dar dicas de como usar elementos para popular uma dungeon clássica, bem ao estilo das antigas aventuras do D&D. No entanto, apesar de ser obviamente um produto da OSR, o livro não é preso a nenhum tipo de sistema, nem necessariamente a nenhum estilo de jogo (exceto, obviamente, ao dungeon crawl).

A maior característica do livro, e o que o torna mais atraente, é com certeza a forma como é escrito. Imitando uma cartilha de criança, daquelas usadas para alfabetização, cada capítulo é dedicado a uma letra e a um assunto específico, com títulos como “A is for Altars”, “B is for Books” e “T is for Traps”. Esses capítulos são formados de um texto introdutório sobre o assunto exemplificando como ele é ligado à dungeons, e pelo menos uma tabela para a inclusão aleatória de tais elementos em sua prórpia dungeon.

O texto é muito bom, fácil de ler (até mesmo pelo modelo de cartilha escolhido) divertido e criativo, e as tabelas, mesmo que não sejam usadas para rolagens, dão excelentes idéias para a criação de suas próprias dungeons.

As ilustrações de The Dungeon Alphabet são outra obra prima por si só. Ilustrado por excelentes artistas já conhecidos dos jogadores de RPG, as figuras internas em preto e branco são magníficas, e praticamente não há página que não tenha algum detalhe de ilustração. A divertida ilustração de capa, colorida, é do icônico Erol Otus.

Com 48 páginas, o livro editado pela Goodman Games (a mesma editora do Castles & Crusades) pode ser adquirido em .pdf direto na loja virtual da editora por US$ 9,99, ou ainda mais barato em outras lojas virtuais pela internet.

Se você está pensando em criar uma megadungeon, acha interessante se inspirar com algumas idéias criativas, ou é adepto de deixar os dados decidirem o destino dos seus jogadores em tabelas aleatórias, The Dungeon Alphabet é um livro que eu recomendo.

4 comentários:

  1. Só a figura da Parte "T is for Traps" já é maligna por si só. Elas dão mesmo várias idéias! xD

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser muito bom, pena q no DriveThru RPG não tem o full preview dele, gostaria de dar uma lida indicial.

    ResponderExcluir
  3. Se quer uma opinião, pode comprar que vale o preço!

    ResponderExcluir
  4. eu nao comprei mas o fabiano "Vorpal" ja comprou e disse q vale cada centavo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...