domingo, 26 de março de 2017

#DnDGateBR - E os Boardgames do D&D, Como Ficam?

Com toda a polêmica acerca do licenciamento do D&D 5ªed no Brasil e o congelamento da autorização para publicação por parte da Gale Force Nine, muita gente deve estar se perguntando: "Certo, não teremos os livros do D&D 5ªed por enquanto, mas isso se estende também aos boardgames do D&D?".

Pois bem, vale à pena esclarecer esse ponto para tranquilizar a todos os fãs dos boardgames, e também para não prejudicar a empresa que irá trazer estes boardgames para o país.

O licenciamento dos boardgames de D&D foi negociado separadamente das licenças para a produção do RPG Dungeons & Dragons. Assim, a confusão que atingiu o licenciamento do RPG parece não afetar em nada a produção dos boardgames.

A empresa que obteve os direitos da licença dos boardgames de D&D para o Brasil é a Kronos Games, e ainda no dia que toda a polêmica veio à tona, ela publicou a seguinte declaração:

[POSICIONAMENTO OFICIAL D&D]

Olá pessoal,

Devido a recentes pronunciamentos na Internet envolvendo eventos controversos sobre D&D, muitos de vocês estão nos perguntando o nosso posicionamento. Segue abaixo as respostas para as perguntas mais frequentes:

1) Está tudo certo com o lançamento de D&D Tiranos de Underdark?
R.: Sim. Nenhum dos eventos citados envolvem os boardgames de D&D e a Kronos Games segue normalmente com o lançamento de Tiranos de Underdark.

2) Kronos, vocês sabem o que tá rolando afinal?
R.: Sim, sabemos em detalhes. Entendam que, por hora, só nos cabem as informações sobre os nossos produtos de D&D. Os demais são de responsabilidade de quem anunciá-los. Independente de lados certos e errados e da verdade ser esclarecida, todos já saímos perdendo com a imagem negativa que fica em nosso país e mercado.

3) Por acaso os livros de D&D estavam sendo negociados por vocês?
R.: Não. Por sermos parceiros dos BoardGames de D&D, naturalmente a licenciadora internacional nos ofereceu os livros. A Kronos Games declinou essa possibilidade. Embora pareça tentador, um projeto como este precisa de muita dedicação e entraria em conflito com nosso foco nos boards para 2016 e 2017.

4) Alguma empresa passou a perna em vocês?
R.: De forma alguma. Nenhuma empresa conseguiu "passar a perna" na Kronos...

5) Tem alguma coisa que vocês possam dizer para acalmar os ânimos?
R.: Apenas que todos procurem suas verdades e avaliem bem diferentes lados. Embora nós já tenhamos as nossas conclusões, todos devem ser livres para formularem as próprias de acordo com suas convicções individuais.

6) Como podemos ter certeza de que está tudo bem?
R.: Sobre os nossos títulos, o que podemos oferecer é que os profissionais que tenham interesse em participar dos nossos projetos de boards de D&D serão sempre bem vindos. Além disso nós esperamos que a situação seja apurada.

Assim, podemos tirar disso que o cronograma para o lançamento dos boardgames de D&D no Brasil não devem ser alterados pela confusão envolvendo Fire on Board, Redbox e Meeple BR.

O primeiro boardgames a ser trazido pela Kronos Games é Tiranos de Underdark, um jogo que simula a disputa dos lordes das casas drow pela supremacia do Underdark.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...