sábado, 25 de março de 2017

#DnDGateBR - O Alastrar da História, Boicotes, e o Posicionamento da GF9

Na quinta-feira eu postei um dossiê detalhado com o que eu havia conseguido levantar até aquele momento sobre a polêmica envolvendo a empresa que licenciaria o D&D 5ªed no Brasil. Como eu comentei ao fim daquela postagem, estava tudo no começo e muita coisa ainda poderia acontecer - e aconteceu.

Mas antes de chegar aos finalmentes, é bom postar aqui a versão de um dos lados envolvidos nessa polêmica toda e que havia me passado despercebido. Trata-se do pronunciamento no Facebook de Fábio Ribeiro (sem mudar nem os erros de grafia), o despachante e sócio da Rigo, a empresa que primeiramente fez o contato com a WotC e teve a ideia da joint venture:

Bom, já que fui citado e estão me perguntando o que aconteceu....

Minha história não difere muito daquilo já veiculado pelo Antonio Pop...

Quando, em 2015 na CCXP em SP eu, que tinha apresentado o FoB a RedBox e feito um pedido para o Pop para colocar o recém lançado jogo The Gallerist na estande da RedBox (dando oportunidade a uma empresa com um jogo recém lançado estar em um dos maiores eventos da América Latina) vi a oportunidade de trazer o D&D (através dos meus contatos com a Hasbro) resolvi então (pq não seria eu o megalomaníaco de fazer algo sem um BOM suporte) associar 3 empresas para a empreitada; Fire on Board, Meeple BR e Red Box - a F.M.R. (a apresentação das empresas e a Join Venture está inclusive em mãos da Hasbro) foi o inicio do que está sendo hoje do D&D no Brasil. Então, em determinado momento foi aberto também conversas com a GF9, o que seria uma "nova frente", já que WoC (empresa detentora da marca e subsidiária da Hasbro) estava procurando uma parceira para trazer o D&D para novas linguás, mas iria centralizar o processo através de uma licença e desta teríamos sub-licenças, após quase 1 ano de conversas, isso com visita e apresentação das empresas envolvidas em um grande evento na Alemanha (Spiel de Essen), com definições das frentes de ação na empresa FMR, com nome da "marca" da Editora, fomos "notificados" que a Fire havia "saído" da Join... motivo? - Nenhum!

Bom, o tal "nenhum" se apresentou HOJE com o lançamento das empresas parceiras internacionais feitas pela WoC e a GF9...

Mas já imaginamos que havia algo quando houve contatos após o tal email vindo da Fire no qual se "retiravam" da parceira e a resposta da GF9 dizendo que estava tratando com um "Novo" parceiro, ai, meus amigos, cabe o que aconteceu...

As provas? Temos em abundância... inclusive até pagamento de todos os envolvidos com a tradução dos livros, eramos 4 e cada empresas era responsável por 25% do que seria a Join Venture.

Ações Judiciais? Por mim já estariam protocoladas, afinal não foi um "esforço solitário", ou até mesmo "ideia da empresa X"....

Só fico triste que o nascedouro da vinda de um produto que tantos amam já está maculado.

Ao que aparenta, a Rigo também corrobora a versão da Redbox, acusando a Fire on Board de trapacear seus companheiros de joint venture. A versão apresentada pela Redbox já dava a entender, mas o depoimento do Fábio Ribeiro transparece que quando a FoB anunciou a saída do empreendimento não falou nada, aos agora concorrentes, sobre continuar a negociar sozinha com a Gale Force Nine. E possivelmente devido às cláusulas de sigilo, as demais só tiveram certeza do fato após o anúncio oficial no dia 21 de Março de 2017.

Bem, o fato é que desde o dia 23 de Março, a notícia se espalhou, não só no Brasil, mas pelo mundo todo, chegando mesmo a ter uma matéria detalhando os acontecimentos no EnWorld, um dos maiores sites sobre RPG do mundo.

Com tamanha repercussão, e praticamente sem a FoB se pronunciar ou tentar apresentar provas a seu favor, o que vemos é um crescente repúdio da comunidade RPGista se formando em relação à FoB - ainda que apareçam eventuais defensores da empresa para se pronunciar.

E o que até então eram apenas ameaças de boicote à FoB por parte dos clientes, tornou-se no primeiro boicote do mercado à FoB. A Geek 4 Everyone, loja virtual de boardgames e produtos geek em geral, postou o seguinte em sua página oficial:

[NOTA AOS CLIENTES]
Em vista dos acontecimentos, nós da Geek4everyone retiraremos a Fire on Board do nosso quadro de fornecedores. Como empresa entendemos que somos responsáveis por toda a cadeia de nossos produtos, desde o fornecedor até o cliente final, sempre com qualidade, profissionalismo e ética.


O estoque restante deste fornecedor, assim como o jogo Scythe, já foram pagos, então ainda venderemos nossas últimas unidades para não arcarmos com este prejuízo.


Agradecemos a todos os clientes pela confiança na Geek4everyone.

Com Tabuleiro MIX, Tabuleiro MIX Distribuidora, Redbox Editora, Meeple BR Jogos
#dndgatebr

Se as coisas já não estivessem ruins o suficiente para a FoB com esse boicote, e os "vomitaços" nos comentários de todas as postagens da empresa, no início da noite de 24 de Março a GF9 postou o seguinte pronunciamento em sua página oficial e site:

Gale Force Nine Comments on D&D Localizations

Gale Force Nine has been working for over a year on our plan to publish localized language versions of DUNGEONS & DRAGONS fifth edition products. Throughout the process, we met and considered many partners around the world based on the same criteria: a passion for the material and a commitment to deliver the complete plan. We wanted to offer every country the entire D&D fifth edition experience and the partners we have chosen to work with will be doing just that.

Currently, we are speaking with all parties involved in Brazil to sort out the situation. Our goal is to ensure fans can enjoy the products in their local language of choice and we are committed to supporting those fans and their community. As such our product release plans for this market are on hold until we ​fully investigate and ​hopefully resolve th​is issue. We apologize to D&D fans in Brazil for any delay this may cause but we’ll do our best to have a solution in place soon.

John-Paul Brisigotti
CEO Battlefront Group
GF9 is a wholly owned subsidiary of the Battlefront Group

Traduzindo livremente para o português:

Comentários da Gale Force Nine sobre as Licenças do D&D

A Gale Force Nine está trabalhando há mais de um ano em nossos planos para publicação internacional dos produtos da quinta edição do Dungeons & Dragons. Durante o processo, nós conhecemos e consideramos muitos parceiros ao redor do mundo baseados sempre no mesmo critério: a paixão pelo material e o compromisso para entregarem um produto completo. Nós queremos oferecer a cada país a experiência completa da quinta edição do D&D e os parceiros que já escolhemos farão exatamente isso.

No momento, estamos conversando com todos os envolvidos no Brasil para solucionarmos a situação. Nosso objetivo é garantir que os fãs irão aproveitar o produto em suas línguas nativas e estamos comprometidos a dar suporte a estes fãs e suas comunidades. Com isso, nossos planos de lançamento no país estão congelados até nós investigarmos e, com sorte, resolvermos esse problema. Nós nos desculpamos com os fãs de D&D no Brasil por qualquer atraso que isso possa causar, mas faremos o melhor para que uma solução seja encontrada logo.

John-Paul Brisigotti
Diretor Executivo da Battlefront Group
GF9 é uma subsidiaria pertencente ao Battlefront Group

Ou seja, a GF9 suspendeu a publicação do D&D 5ªed no Brasil até segunda ordem, enquanto analisa a situação e procura uma maneira de resolver o problema. Sinceramente, essa era a única coisa sensata a fazer do ponto de vista da GF9 e WotC. Não só as acusações que recaem sobre a FoB depõem contra sua capacidade de entregar o produto como previsto em contrato (afinal, as provas de capacidade técnica da tradução não foram realizadas pela equipe da empresa), como a repercussão negativa é um péssimo marketing para o produto. E afinal, a própria WotC afirma em seu comunicado a respeito das publicações internacionais do D&D que a qualidade, a consistência, o cuidado e o apoio da comunidade ao D&D 5ªed são importantes para garantir a popularidade do jogo nos mercados de língua não-inglesa.

Após isso, com o anúncio da GF9 já tendo se espalhado, a Fire on Board decidiu então realizar um pronunciamento a respeito em seu site e na página oficial do Facebook:

Continuamos seguros com a parceria e compromisso mantidos com a Gale Force Nine, visto que sempre tivemos transparência em nossas negociações. Estamos confiantes que conseguiremos evoluir em nossos processos e que o cronograma de lançamento do D&D será implementado com sucesso no Brasil.

João Barcelos
CEO Fire on Board Jogos


No entanto, o pronunciamento que deveria ter a intenção de tranquilizar a clientela acabou saindo pela culatra quando no meio de diversos comentários negativos atacando a empresa, apareceu um comentário da própria empresa alegando ser um consumidor e fazendo um comentário favorável à FoB.

O comentário, obviamente, foi logo apagado, mas alguém já havia tirado um print da tela nesse momento, e a situação toda acabou virando um meme instantâneo.

 
Infelizmente, não consegui encontrar o print original, apenas o meme

A situação ainda tentou ser explicada, quando alguém de nome Leonardo Vicentini, que disse programar o site cuidar da conta do Facebook da empresa, assumiu a responsabilidade pelo erro, e disse que queria deixar seu apoio através de sua conta pessoal.

Em defesa da FoB, eu tenho de dizer que aparentemente o Facebook tem uma função que faz com que o administrador de uma página de empresa automaticamente logue com com o perfil desta, e pode ser o que de fato ocorreu.

De qualquer maneira, a explicação não foi muito bem aceita pela comunidade, que alegou que o apoio de alguém que trabalha para a empresa não seria legítimo, e toda essa situação só complicou mais a relação da FoB com os clientes.

Então, no momento nós só sabemos que a situação está sendo acompanhada pela GF9 e que os envolvidos procuram uma solução. Torcemos para que haja um desfecho em breve para toda essa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...