domingo, 29 de setembro de 2019

Sobre o DCC RPG no Brasil - Parte 1: Segredos Revelados!

Nas últimas semanas ocorreram uma série de anúncios e declarações que geraram um grande burburinho em relação à publicação do DCC RPG no Brasil. Financiamento coletivo atrasado, fim da licença, nova editora, enfim, uma série de informações, por vezes contraditórias, sobre o futuro desse jogo no Brasil.

Sei que muita gente, assim como eu, participou do financiamento coletivo da versão brasileira do DCC RPG conduzido pela New Order Editora. E também não é novidade para ninguém de que houveram problemas na entrega dos produtos do financiamento: atrasos na publicação, demora na entrega dos livros, os dados estranhos que nunca foram entregues (o que, em minha opinião, foi o que mais prejudicou a disseminação do jogo no Brasil), e módulos que até o momento nunca chegaram a ser publicados (justamente os da série Lankhmar, os mais esperados por mim).

Essas notícias recentes, de alguma forma, esclarecem toda essa situação do DCC no Brasil, mas ao mesmo tempo deixaram dúvidas a respeito de como ficará a situação de quem financiou produtos que ainda não foram entregues.

Para compreender os fatos, é preciso conhecer as 4 declarações públicas feitas sobre o assunto até o momento, as quais vou postar por aqui em 4 postagens separados para facilitar.

Começamos pela atualização do financiamento coletivo da New Order, publicada em 20 de Agosto de 2019:

DCC Atualização Importante!

Saudações, amigos e amigas da New Order!

Precisamos elucidar e solucionar algumas questões importantes para todos nós.

Iniciamos esclarecendo a questão dos módulos de Lankhmar. Nós erramos, e os módulos não deveriam ter entrado como meta extra no financiamento coletivo feito por nós em 2017.

Eles não poderão ser publicados aqui no Brasil, já que a licença da Goodman Games não permite que eles sejam publicados em outras línguas que não o inglês, os mesmos são sublicenciados pelos herdeiros de Frietz Lieber, criador do universo de Lankhmar.

Joseph Goodman tentou de bom grado intermediar, por mais de uma vez, a licença para que estes fossem publicados em português, mas infelizmente não foi possível, a resposta sempre foi negativa.

Pedimos desculpas pela demora em esclarecer completamente esta questão. Nós ainda tínhamos esperança de uma resposta final positiva.

Como uma forma de compensação, negociamos com o sr. Goodman a liberação de seis módulos, para substituir os de Lankhmar, as aventuras foram escolhidas dentre as mais vendidas e procuradas nos EUA, e selecionadas pelo próprio Joseph Goodman! São elas:

DCC#68: People of the Pit

DCC#69: The Emerald of the Pit

DCC#72: Beyond the Black Gate

DCC#75:The Sea Queen Escapes

DCC#86: Hole in the Sky

DCC#93: Moon-Slaves of the Cannibal kingdom

Entregaremos 2/1, sim, dois por um, para vocês que esperaram os módulos de Lankhmar até hoje.

Todos os apoiadores que tinham direito de receber os módulos de Lankhmar irão receber, ao invés de três módulos, seis! Além do Bloco de Grid, com capa do Bruno Prosaico, como mais uma compensação. Isso é, para aqueles que tinham direito aos módulos impressos de Lankhamar. Os demais receberão os mesmos em PDF.

Nosso contrato com a Goodman Games foi renovado até 1º de dezembro de 2019. E garantimos a entrega de todos estes itens até esta data. Após este dia, não poderemos entregar mais nenhum novo módulo de DCC.

Quanto os dados estranhos, fizemos contato com os apoiadores por diversas vezes, oferecendo o reembolso ou pedindo para que aguardassem a segunda caixa, que infelizmente ficou presa na receita federal.

Diversos reembolsos foram feitos neste período. Algumas pessoas, no entanto, não haviam solicitado reembolso. Entramos em contato com estes apoiadores e demos algumas opções para solucionar o problema. Os dados poderiam ser adquiridos no exterior, com a editora reembolsando o valor do produto e o envio do mesmo, ou faríamos a troca por qualquer outro produto em nossa loja virtual.

Caso você tenha direito aos dados e não foi procurado, entre em contato conosco no e-mail: neworder@newordereditora.com.br e estejam certos que faremos o possível para solucionar o seu problema!

A Editora New Order agradece a paciência e compreensão de todos e pede desculpas pelos transtornos que possam ter sido causados. Estamos crescendo cada dia mais e aprendendo com nossos erros.


Com essa atualização, ficamos sabendo o que de fato estava atrasando a entrega dos 3 módulos de Lankhmar previstos no financiamento. Em atualizações anteriores já havia sido citado a existência de "problemas" com esses módulos que estavam tentando ser resolvidos com a Goodman Games, mas só então foi revelado que os tais problemas eram, de fato, a não existência de uma licença para a publicação destes livros pela New Order.

A New Order então ofereceu uma compensação para aqueles que adquiriram mas não receberiam os módulos de Lankhmar, na forma de 6 outros módulos inéditos. Assim como uma série de formas para compensar ou reembolsar quem adquiriu os dados estranhos. Tudo a ser realizado até 1º de Dezembro, quando a editora perde os direitos de licenciamento do DCC no Brasil.

Parecia que tudo estava se resolvendo, mas a história não para por aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...