domingo, 29 de setembro de 2019

Sobre o DCC RPG no Brasil - Parte 2: Goodman Games Contradiz a New Order

Quando tudo afinal parecia caminhar para uma solução satisfatória, ainda que não ideal, eis que Joseph Goodman, fundador da Goodman Games, decide publicar uma carta aberta aos fãs do DCC RPG no Brasil:

     UMA CARTA ABERTA AOS FÃS BRASILEIROS DO DCC RPG

    Esta carta é direcionada aos fãs do DCC na grande nação do Brasil. A Goodman Games e o sistema DCC RPG sempre tiveram uma forte base de fãs no Brasil e sou grato por isso. Ao longo dos anos vocês apoiaram o jogo de várias maneiras, e foi ótimo assistir a base de fãs evoluir.

    Há vários anos, assinei um acordo com um parceiro local de tradução para trazer uma edição em português do DCC RPG para o mercado brasileiro. Esse tipo de contrato de tradução é comum na indústria de RPG, e o parceiro que selecionei parecia ter todas as qualificações necessárias. Muitos fãs brasileiros – e até alguns americanos – apoiaram o financiamento coletivo.

    Infelizmente, o financiamento coletivo não foi entregue como eu esperava, o que muitos de vocês já devem saber. Eu não preciso entrar em detalhes, mas eu gostaria que os fãs soubessem que eu também estou decepcionado com o resultado. Eu sei que muitos de vocês não têm todos os produtos que pensavam que receberiam. Acredite ou não, nunca recebi amostras de todos os produtos desta editora, também!

    Em meu nome e da Goodman Games, gostaria de me desculpar pelos desafios que vocês tiveram na campanha do financiamento coletivo para a edição em português do DCC RPG. É meu objetivo garantir que todos os apoiadores recebam os produtos dos quais têm direito. Tão importante quanto isso, é também meu objetivo garantir que os fãs do DCC RPG no Brasil recebam uma edição do livro que esteja à altura da edição original dos EUA e mantenha nossos altos valores de produção.

    Esta carta também é para notificar os fãs de que o acordo entre Goodman Games e a New Order Editora será encerrado a partir de 1º de dezembro. Após essa data, a New Order Editora não terá mais o direito de publicar ou vender materiais do DCC RPG no Brasil. De acordo com a recente postagem da New Order Editora no Catarse, eles se comprometeram a atender todos os apoiadores antes que sua licença termine. Se você é um apoiador que não recebeu os itens que apoiou, entre em contato com eles para garantir que seu apoio seja atendido.

    Existe ainda um assunto pendente sobre os materiais do DCC Lankhmar, que foram oferecidos pela New Order Editora, e incapaz de serem entregues. Embora eu não goste de divulgar detalhes de acordos comerciais publicamente, devo esclarecer algo aqui. O acordo entre Goodman Games e a New Order Editora nunca incluiu os direitos de tradução do DCC Lankhmar para o português. É lamentável que compromissos públicos tenham sido assumidos sem o devido acordo.

    Na postagem no Catarse, a New Order Editora afirma que, “Como uma forma de compensação, negociamos com o sr. Goodman a liberação de seis módulos, para substituir os de Lankhmar, as aventuras foram escolhidas dentre as mais vendidas e procuradas nos EUA, e selecionadas pelo próprio Joseph Goodman!” Esta parte é verdadeira: eu garantirei que os apoiadores brasileiros receberão substituições equivalentes para os módulos Lankhmar prometidos. No entanto, isso não será realizado pela New Order Editora. Em breve, outra editora assumirá a licença e fornecerá detalhes sobre esse aspecto da situação.

    Aprecio o fato de a New Order Editora ter trazido o sistema de jogos DCC RPG para os fãs do Brasil. Sem eles, muitos fãs brasileiros nunca teriam sido introduzidos no sistema, então eu sou grato por seus esforços.

    Para clientes em outros mercados, saibam que este anúncio é específico para o mercado brasileiro. Isso não deve ser considerado um comentário sobre nossa confiança com parceiros na Alemanha, Espanha e outros mercados ainda não anunciados.

    Obrigado pelo seu apoio até agora. Anunciaremos mais novidades sobre esse assunto após 1º de dezembro.

    – Joseph Goodman, September 2019

Essa declaração, ao invés de esclarecer as coisas, na verdade tornou tudo ainda mais confuso.

Tudo bem, alguns pontos na relação entre as duas editoras foram tornados públicos, dando um pouco mais de transparência ao que realmente pode ter acontecido para levar à decisão da não renovação da licença. Mas então vem toda essa história da nova editora que assumirá o DCC no Brasil.

Uma nova editora assumir a licença, por si só, não é algo que espante. Faz todo sentido do mundo. Mas a Goodman Games assumir que garantirá as compensações pelos 3 módulos de Lankhmar não publicados, mas que essa compensação não será feita pela New Order, mas sim pela nova editora, isso é bem fora do comum.

Veja, eu entendo que a obrigação de ressarcimento pelo que foi pago e não entregue no financiamento é apenas da New Order, e a editora já havia se proposto a fazê-lo. A Goodman Games, apesar de ser a empresa detentora dos direitos do DCC RPG, nada tem a ver com os problemas causados pela empresa que publica seus produtos licenciados no Brasil. A New Order não é uma subsidiária da Goodman Games, afinal.
 
Mas ao publicar essa declaração, a Goodman Games assumiu um compromisso de, ela mesma, compensar os financiadores. E pior, envolveu a nova editora licenciada (até o momento não revelada) nesse compromisso.

Quem é a nova editora que assumirá a licença do DCC RPG? Ela está de acordo com essa declaração da Goodman Games? E a New Order, irá ou não compensar seus apoiadores? Veremos nas próximas partes dessa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...