domingo, 29 de setembro de 2019

Sobre o DCC RPG no Brasil - Parte 4: Dados e Reembolso

Nesse momento, ao invés de ser esclarecido, tudo ficou ainda mais confuso. A New Order prometeu 6 módulos físicos como compensação, a Goodman Games negou que a New Order entregaria qualquer compensação e transferiu essa responsabilidade à nova editora, a Sagen negou que possuía tal responsabilidade e ofereceu garantia apenas de entregar versões digitais dos módulos não entregues pela New Order...

Como financiador da campanha do DCC RPG no Brasil, confesso que fiquei bem confuso com toda essa história.

Então, no dia 25 de Setembro, a New Order publicou essa atualização na campanha de financiamento do jogo:

Atualização Reembolso/Dados Estranhos

Saudações, apoiadores.

Nos manifestamos recentemente para ser mais preciso no dia 20/08/2019, onde falávamos dos módulos de Lankhmar, que não iríamos poder entregar, pelos motivos expostos neste post público que enviamos via catarse, como e de costume.

Aquela declaração foi feita em comum acordo com a Goodman Games, como ele mesmo afirma na carta aberta postada em 19 de setembro.

“Trecho da carta aberta postada em 19 de setembro de 2019

Na postagem no Catarse, a New Order Editora afirma que, “Como uma forma de compensação, negociamos com o sr. Goodman a liberação de seis módulos, para substituir os de Lankhmar, as aventuras foram escolhidas dentre as mais vendidas e procuradas nos EUA, e selecionadas pelo próprio Joseph Goodman!

Eu garantirei que os apoiadores brasileiros receberão substituições equivalentes para os módulos Lankhmar prometidos.

No entanto, isso não será realizado pela New Order Editora. Em breve, outra editora assumirá a licença e fornecerá detalhes sobre esse aspecto da situação.”


A editora que assumirá os direitos de publicação de Dcc no Brasil, a partir de 2 de dezembro não só assumiu os direitos, como entregará aos apoiadores os PDFs dos módulos de Lankhmar e os pdfs dos módulos que prometemos em substituição.

Nossa intenção era de entregar os módulos físicos, 2 por 1, impressos como falamos.

No entanto com as declarações da própria Goodman Games, esse papel não cabe mais a nós.

E mesmo não concordando, nós respeitamos a decisão tomada pelo Criador do jogo. Dito isso, em respeito a vocês, faremos o reembolso aos apoiadores dos Módulos de Lankhmar. Conforme sugerido pela Sagen Editora, em suas redes sociais.

Os módulos são: Máscaras de Lankhmar, Através da Caverna de Ninglauble e Patronos de Lankhmar.

Tem um outro detalhe, que talvez seja a única parte boa desse desfecho, no que tange pelos menos a New Order e parte dos apoiadores.

Nossa carga de Dados estranhos foi recuperada a pouco mais de 20 dias, e já tínhamos feito os pouquíssimos reembolsos que faltavam, por opção dos apoiadores que decidiram aguardar.

Sempre oferecemos o reembolso e a opção de compra inclusive fora do país a quem não quisesse esperar pela segunda carga que estava retida na alfândega.

Com a declaração que fizemos no catarse afirmando que não entregaríamos os dados estranhos, essas pessoas, em sua maioria optaram pelo estorno.

Obrigado pela paciência de vocês e por entenderem todo o processo.

Para esses apoiadores e a todos que pediram estorno, seja em qualquer fase dessa campanha, vocês receberão os dados pelo preço do financiamento, sem cobrança adicional de frete. Envie um e-mail para neworder@newordereditora.com.br escreva no corpo do e-mail: “Dados Estranhos”

Venderemos os dados posteriormente, em nosso site, exclusivamente, para todos que apoiaram nosso financiamento, por um determinado período de tempo, por um preço bem abaixo que uma importação.

Tivemos muito mais gastos que o previsto para ter de volta os dados, porém a satisfação que sentimos por fechar nossa história com Dcc tendo essa carga em mãos, nos faz sentir um pouco melhor.

Em respeito aos apoiadores, nos posicionaremos mediante a todos os fatos ocorridos nesses últimos dias no que tange ao fim de nosso contrato quando o mesmo deixar de vigorar.

Enquanto isso, sabemos que todos são livres para terem a opinião ou ponto de vista que quiserem.

Fato incontestável é que fizemos tudo que estava ao nosso alcance. Nosso foco neste momento é resolver tudo que dependa exclusivamente da Editora New Order, inclusive erratas e coisas do tipo.

Como sabem, lamentamos muito o fim desta licença, sobretudo da forma como ocorreu.

Bem, parece que há um sério problema de comunicação entre a Goodman Games, New Order e Sagen. Mas ao menos essa declaração da New Order traz uma definição concreta: a editora promete reembolsar os financiadores pelos 3 módulos não entregues. Como será realizado esse reembolso? Não sei. Realmente faltou uma melhor explicação de como os financiadores devem proceder para receber seu dinheiro de volta.

Há quem defenda que a New Order sequer tinha obrigação de oferecer reembolso ou compensação pelos 3 módulos não entregues. Eu discordo. Como durante o financiamento nunca foi deixado claro que a editora não possuía a licença para publicar esses materiais, e o projeto de financiamento foi feito de modo a levar crer que os recursos eram necessários apenas para a produção e comercialização dos mesmos, e não para a aquisição de licenças, a New Order passa a ter obrigação de compensar ou reembolsar esses apoios.

Claro que existe o fato de ser um financiamento, e não uma venda, e por consequência, haver o risco de uma parceria de negócios. Mas a falta de informação aos apoiadores a respeito da real situação das licenças impõe à New Order uma responsabilidade por esse prejuízo. O qual a editora aparentemente não está se negando a reembolsar, que fique claro.

Resta agora a quem não recebeu algo do financiamento do DCC RPG pela New Order entrar em contato com a editora e solicitar seu reembolso.

E aos demais aguardar os anúncios da venda de dados citada pela New Order, e os encaminhamentos dados à Sagen à linha DCC a partir de 2 de Dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...