domingo, 29 de setembro de 2019

Sobre o DCC RPG no Brasil - Parte 3: O Novo Ator Se Revela!

Bem, agora passamos a saber que, não só a licença do DCC RPG não seria renovada pela New Order, como a partir de 2 de Dezembro uma nova editora assumiria essa licença no Brasil.

No dia 22 de Setembro a Sagen Editora revelou-se como a nova detentora dessa licença e publicou a seguinte postagem em sua conta do Facebook:



A Sagen Editora assume os direitos de publicação do DCC RPG no Brasil efetivamente a partir do dia 2 de dezembro!

Nós compreendemos que o DCC RPG é muito mais do que um jogo, é uma experiência, uma cultura, e nos comprometemos a trazer esta visão da forma como a Goodman Games gostaria: eventos, torneios, Road Crew, e produtos de alto nível de qualidade. Daremos grande suporte a este sistema que tanto amamos, e estamos preparados para conduzir a transição em relação aos tradutores anteriores. Nós já estamos firmes nos trabalhos de preparação não apenas dos produtos, mas de toda a experiência do DCC, e empolgados para trazer mais da Goodman Games ao solo brasileiro.

Comunicamos a todos que apoiaram as metas extras das aventuras de LANHKMAR no financiamento coletivo da New Order Editora, que entregaremos de forma gratuita os três módulos digitais destas aventuras, cujos direitos de publicação foram igualmente adquiridos pela Sagen Editora:
- Masks of Lankhmar
- Through Ningauble's Cave
- Patrons of Lankhmar

Adicionalmente, para estes apoiadores, entregaremos também sem custo adicional as versões digitais das três aventuras em substituições equivalentes aos módulos, conforme anunciado pela Goodman Games.

Solicitamos que entrem em contato conosco diretamente através do e-mail
dcc@sageneditora.com.br em caso de dúvidas.

Lembramos a todos que não receberam produtos apoiados, que entrem em contato diretamente com a New Order Editora para solicitar a devida solução.

Respeitamos a New Order Editora pela iniciativa e esforços em trazer o DCC RPG para o Brasil.

Anunciaremos mais detalhes em breve.

No mesmo dia, a Goodman Games também publicou esse anúncio a respeito da nova editora parceira para a publicação do DCC RPG no Brasil:

A Sagen Editora assume os direitos de publicação do DCC RPG no Brasil

Recentemente, nós comunicamos uma atualização sobre os direitos de tradução do DCC RPG no Brasil. Hoje, nós estamos muito animados em anunciar que a Sagen Editora irá assumir os direitos de publicação em português dos produtos do DCC RPG no Brasil, efetivamente a partir do dia 2 de dezembro.

Nós estamos muito animados em trabalhar com a Sagen Editora novamente! Como muitos brasileiros já devem saber, a Sagen Editora publicou as edições brasileiras dos nossos módulos de aventura Fifth Edition Fantasy (Aventuras para Quinta Edição). As aventuras impressas foram publicadas com um alto nível de qualidade, e são absolutamente lindas. Nós temos grande confiança em seu compromisso e entusiasmo no suporte ao sistema do DCC RPG. Você pode encontrar mais informações sobre a Sagen Editora no website.

Nós estamos confiantes que a Sagen Editora trará a visão do DCC RPG à vida no Brasil, de uma maneira que a Goodman Games se orgulhará.

A Sagen Editora já está firme nos trabalhos de preparação dos produtos do DCC para o mercado brasileiro. Eles estão preparados para assegurar uma transição suave em relação aos tradutores anteriores. Se você tem algum questionamento relacionado aos planos da Sagen Editora, ou gostaria de se manter informado sobre os seus esforços futuros, por favor contate-os diretamente através do dcc@sageneditora.com.br

A Sagen Editora anunciará detalhes completos sobre seu apoio ao DCC RPG em breve. Nós sabemos que eles farão um excelente trabalho, e nós estamos ansiosos para que vocês todos vejam o que eles planejam fazer, também!

Percebam que enquanto nesse novo anuncio a Goodman Games não fala nada a respeito da compensação pelos 3 módulos de Lankhmar, em seu pronunciamento no Facebook, a Sagen diz em entregar gratuitamente versões digitais dos módulos faltantes aos financiadores (e não versões físicas, o que seria compensação adequada a quem apoiou versões físicas dos módulos), e sugere que se entre em contato com a New Order para obter solução pelos produtos apoiados e não recebidos.

É uma declaração confusa, e que não me parece exatamente como uma "compensação adequada" como foi declarado por Joseph Goodman em sua carta aberta aos fãs do jogo.

Entendo que parte do público realmente espera uma tradução dos módulos para consumir o produto, e que uma versão em português, ainda que digital, possa satisfazer seus interesses. Mas não é a realidade de todo o publico. De fato, não é a minha realidade. Se eu desejasse módulos em PDF, eu compraria diretamente da Goodman Games, não precisava de uma editora nacional para isso. A única razão de eu não ter adquirido os módulos em sua versão original, em inglês, diretamente da Goodman Games é o frete absurdo cobrado pela empresa. Essa foi a principal razão para eu apoiar os módulos da versão nacional, para possuir as versões físicas a um custo viável.

Nas redes sociais, quando questionados (por mim e por outros) a respeito de versões físicas dos módulos, a resposta padrão da Sagen foi a seguinte:

A Sagen está assumindo a licença do DCC a partir do dia 2 de dezembro, mas não os compromissos que foram previamente assumidos pela editora New Order. A transferência da licença não exime a NO dos compromissos assumidos anteriormente, pelos quais eles foram monetariamente compensados. Para resolução desses conflitos, solicitar reembolso ou outras formas de solução, você pode entrar em contato com a editora New Order.

Dito isso: a intenção é presentear a comunidade por conta de todo o tempo parado na produção do jogo no Brasil, é uma vontade da Sagen e da Goodman Games. Sim as aventuras são digitais, sim temos a intenção de fazer fazer as versões impressas, mas não sabemos quando essas serão feitas. Gostaríamos de presentear os que foram prejudicados no financiamento coletivo anterior com essas versões físicas, mas como um gesto de boa vontade, não de obrigação.

Ou seja, a Sagen não se nega completamente a entregar versões físicas dos módulos aos financiadores prejudicados, mas também não assume responsabilidades ou obrigações de fazê-lo.

Não culpo a Sagen por isso. Ela de fato não possui responsabilidade alguma pelo ocorrido em relação ao financiamento da New Order. O erro aqui foi a promessa da Goodman Games de que a nova editora detentora da licença iria ser o veículo para a compensação prometida por Joseph Goodman em sua carta aberta.

Como alguém vendo a situação de fora, sem nenhum conhecimento real sobre os acordos realizados entre as editoras, entendo o posicionamento da Sagen até o momento. Veja bem, a Sagen não é uma grande editora, de fato, até o momento publicou apenas meia dúzia de aventuras (7 para ser exato). Assumir o custo de entregar 3 módulos físicos para um número não conhecido de clientes, sem receber nada por isso, pode ser altamente prejudicial à editora. De fato, pode mesmo quebrar a empresa. Se a Goodman Games não garantir 100% que irá ressarcir a editora por isso, não existe razão para a Sagen assumir tal compromisso.

Assim, ficamos sem nenhuma garantia de que os financiadores receberão como compensação módulos físicos através da nova editora do DCC RPG no Brasil. E a New Order, como fica o que foi prometido por eles, após serem desmentidos pela Goodman Games e a Sagen não garantir o que foi dito por Joseph Goodman? Veremos na quarta parte dessa história.

Um comentário:

  1. Olá Igor,
    Confesso que também fiquei confuso ao receber essas informações que você citou nesse post.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...