sexta-feira, 19 de março de 2010

AD&D 3.5: Os Cinco Grupos de Classes

Em minha última postagem, citei que as classes de personagem do AD&D 3.5 estão divididas em cinco grupos de classes. Cada um desses grupos é derivado de uma classe “básica” (isso é, o estereótipo primordial do grupo de classes), e mantém algumas características comuns entre si. Sem mais delongas, aí vai uma breve descrição dos grupos e das classes que os compõem:

Warriors (Homens-de-armas): O grupo de classes derivadas do guerreiro, ao qual pertencem as classes mais voltadas para o combate armado. Composto pelo próprio guerreiro (fighter), mais o bárbaro (barbarian), ranger (ranger), paladino (paladin), e cavaleiro (cavalier). Esse grupo é o único capaz de realizar múltiplos ataques por rodada com qualquer arma. Também é o que possui o melhor bônus de ataque e maiores dados de vida, e em geral as melhores opções de uso de armas e armaduras.

Wizards (Arcanos): Derivado do mago, esse grupo contém as classes dedicadas exclusivamente ao uso de magia arcana. As classes presentes nele são o mago (mage), mago especialista (specialist wizard), elementalista (elementalist), e o feiticeiro (sorcerer). É o grupo com pior bônus de ataque e com menores dados de vida, e as opções de armas e armaduras mais limitadas de todos os grupos.

Priests (Sacerdotes): Tendo como base o clérigo, este grupo é composto pelos usuários de magia divina. Formado pelo clérigo (cleric) e o druida (druid), inclui também a descrição para a criação de sacerdotes de mitos específicos (priest of specific mythoi). É o grupo com segundo melhor bônus de ataque, possuindo dados de vida medianos

Rogues (Ladinos): O grupo originado do ladrão, suas classes são aquelas que possuem habilidades furtivas, sociais e profissionais. Possivelmente, as classes mais versáteis de todas. Composto pelo ladrão (thief), assassino (assassin), e bardo (bard). Ainda estou cogitando a inclusão do bufão (jester), uma espécie de bardo-malabarista. Esse grupo tem bônus de ataque e dados de vida entre os dos arcanos e os dos sacerdotes, e opções de armas razoáveis e opções de armaduras limitadas.

Unarmed-Warriors (Lutadores Desarmados): O grupo derivado do monge, formado por classes combativas que são mais dedicadas ao combate desarmado. As classes deste grupo são o monge (monk), e o lutador (brawler). Esse grupo também é capaz de realizar múltiplos ataques por rodada, mas apenas com uma pequena seleção de armas ou desarmado. Possui um bônus de ataque tão bom quanto os homens-de-armas, dados de vida medianos, amplas opções de armas, e opções de armaduras limitadas.

Também inclui em cada classe uma tabela listando as habilidades ganhas durante a progressão na classe, uma idéia retirada do D&D 3ªed que facilita bastante a visualização. Pretendo futuramente falar mais especificamente de cada classe, quem sabe inclusive disponibilizando um pequeno preview de cada uma delas.

3 comentários:

  1. Igor,

    Listei as classes em seus respectivos grupos pra poder visualizar melhor.

    Warrior

    - Fighter
    - Barbarian
    - Ranger
    - Paladin
    - Cavalier

    Wizard

    - Mage
    - Specialist Wizard
    - Elementalist
    - Sorcerer

    Priests

    - Cleric
    - Druid

    Rogues

    - Thief
    - Assassin
    - Bard
    - Jester

    Unarmed-Warriors

    - Monk
    - Brawler

    Como você mencionou que usaria os prime attributes à la Castles & Crusades, seria interessante incorporá-los à tabela. Assim fica bom pra ver a relação entre atributos e classes e até ajuda a reorganizar as coisas se for preciso.

    ResponderExcluir
  2. Eu já havia feito essa lista com as classes por grupos, para colocar na versão final do texto, mas acabei não disponibilizando pra vocês.
    Realmente fica mais fácil de visualizar assim. Vou colocar essa lista em uma postagem, com os primes de cada uma, para todos poderem discutir e opinar sobre o assunto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...