Continuando o assunto da minha postagem anterior, vou agora discutir que ameaças deveriam ser relacionadas a qual atributo na hora de rolar save, assim como tentar encontrar bons nomes para designar os saving throws.
Eu acho preferível separar os tipos de save de acordo com a origem dos efeitos que criam a necessidade das rolagens, e não tanto pelo resultado, mas isso mostrou-se um tanto quanto impraticável e ilógico em alguns casos. Imaginem rolar save contra bola de fogo baseado em inteligência, por exemplo, só porque a origem é magia arcana. Ficaria meio esquisito.
Então, decidi organizar mais ou menos assim:
Eu acho preferível separar os tipos de save de acordo com a origem dos efeitos que criam a necessidade das rolagens, e não tanto pelo resultado, mas isso mostrou-se um tanto quanto impraticável e ilógico em alguns casos. Imaginem rolar save contra bola de fogo baseado em inteligência, por exemplo, só porque a origem é magia arcana. Ficaria meio esquisito.
Então, decidi organizar mais ou menos assim:
- Força (sem nome ainda, talvez tenacidade – “thougness”): A idéia é manter como saves baseados em força apenas efeitos com resultados puramente físicos, que tenham relação direta com a parte muscular das personagens, e não exatamente fisiológica. Usado contra efeitos de paralisação e constrição.
- Destreza (reflexos – “reflex”): Efeitos que possam ser esquivados ou desviados caem dentro desta categoria, já que a destreza representa a agilidade das personagens. Raios, explosões, baforadas de dragão ou outras criaturas, armadilhas, desmoronamentos e coisas similares usariam este save.
- Constituição (fortitude – “fortitude”): Constituição, juntamente com a força, representam o físico das personagens. Efeitos que afetem fisicamente as personagens de forma mais ligada a suas fisiologias caem nessa categoria. Venenos de qualquer tipo, doenças, transformação, petrificação e morte por magia são exemplos de efeitos que usariam este save.
- Inteligência (sem nome ainda, talvez razão – “reason”): Razão, lógica e raciocínio são as áreas relacionadas com a inteligência. Ilusões, assim como magias arcanas que não caiam em outras categorias, estariam sujeitas a este save.
- Sabedoria (sem nome ainda, talvez força de vontade – “willpower” ou disciplina – “discipline”): Percepção e auto-disciplina são aspectos regidos pela sabedoria. Devido a isso gaze attacks (ataques através do olhar de criaturas), dominação mental e magias divinas que não caiam em outras categorias se encaixariam aqui.
- Carisma (sem nome ainda, talvez empatia – “empathy”): O carisma representa todas as relações da personagem com o exterior, as habilidades sociais e as sensibilidades para com o meio, o aspecto emocional. Medo, encantamentos de aspecto emocional (como “charm person”), manipulação de emoções em geral e dreno de energia (um efeito mais espiritual do que físico) seriam adequados a este save.
Beleza de post corvus
ResponderExcluirEu pensei em fazer algo parecido em minha house rules a príncípio, motivado pelo Castles & Crusades. Mas eu dei um passo atrás e cheguei no save único, que inclui os atributos. Mesmo assim, esse sistema tem muito mais lógica que o original.
Até a próxima.
Tem bastante do Castles & Crusades nesse esquema. E de certo modo também é um save único, pois fora os modificadores de atributo e bônus de Prime, o valor é igual para todos eles.
ResponderExcluirAí Corvus, que tal a Inteligência ser "Lógica" e Sabedoria ser "Instinto"?
ResponderExcluirUhmm... interessante. Irei considerar suas sugestões antes de decidir.
ResponderExcluir