Logo que eu descobri a Renascença Old School, uma das primeiras coisas com as quais eu me deparei que me deixaram um tanto confuso foram termos como “OD&D”, “Moldvay’s rules”, “Mentzer’s rules”, “Little Brown Books” e outros, fazendo referência a edições do Dungeons & Dragons. Então, quando eu decidi fazer a minha própria versão do jogo, uma das primeiras coisas que eu fiz foi ir atrás de saber quantas e quais haviam sido as edições do D&D, já que eu poderia usá-las para pesquisas.
Com isso eu acabei descobrindo que, apesar de estarmos acostumados a tratar corriqueiramente o D&D como tendo apenas 4 edições, na verdade houveram mais de uma dezena de edições diferentes do jogo desde a sua criação. E isso tratando só das edições “oficiais”, ou seja, produzidas pela empresa que detêm os direitos autorais sobre a marca Dungeons & Dragons.
Ao longo dessa sequência de postagens, eu pretendo fazer uma breve retrospectiva sobre as diversas edições do jogo e traçar um pouco da história por trás do D&D.
1974 – Dungeons & Dragons (original) – Gary Gygax e Dave Arneson
Os “Three Little Brow Books” ou “Original Dungeons & Dragons” (ou apenas “OD&D”), como é chamado o conjunto de regras original do jogo na gringa, estes foram os livros que deram origem ao RPG como um todo.
Subintitulado “Rules for Fantastic Medieval Wargames Campaigns Playable with Paper and Pencil and Miniature Figures”, foram lançados em 1974 no saudoso formato “boxed set”, contando com três pequenos livretos em uma caixa de papelão.
As regras originais ocupavam apenas 64 páginas, e consideravam que o jogador era familiar com o wargame Chainmail, o qual era a base para as cenas de combate. Um sistema opcional de regras para combate também estava incluso, o qual posteriormente veio a se tornar o sistema de combate básico do D&D.
As bases do Dungeons & Dragons de hoje já estavam lá, mas muitas coisas eram diferentes. Haviam apenas 3 classes (fighting-man, magic-user e cleric); 4 raças (humano, elfo, anão e halfling) apesar de que com exceção do humano, as demais eram tratadas como classes em si próprias; e apenas 3 alinhamentos (ordeiro, neutro e caótico).
Quem já teve a oportunidade de botar os olhos nesses livrinhos pôde perceber que eles eram bem confusos, e muito das informações era mais sugerido do que descrito. Muito do material posteriormente englobado em edições futuras do jogo foram apresentados primeiramente em suplementos dessa época, ou na revista Dragon Magazine.
1977 – Advanced Dungeons & Dragons 1st edition – Gary Gygax
Compilado pelo próprio Gary Gygax entre 1977 e 1979, esta versão foi lançada já na forma que conhecemos hoje, de três livros separados, um para os jogadores montarem personagens, um descrevendo monstros, e outro para o mestre montar suas campanhas.
Os livros eram bem melhores organizados, e o jogo incluiu uma série de regras e conceitos tal que dividiu-se do OD&D, tornando-se uma linha de jogos à parte.
Várias classes que surgiram em suplementos e revistas foram adicionadas nos livros básicos, e surgiu a separação entre raças e classes. Os alinhamentos também passaram a ser definidos a partir de dois eixos: um ético (ordem-caos), e outro moral (bem-mal).
1977 – Dungeons & Dragons Basic Set (blue box) – John Eric Holmes
A “Blue Box”, “Holmes rules” ou “Basic Dungeons & Dragons” (BD&D) como costuma ser chamado, começou a ser produzido em 1977, ao mesmo tempo em que Gygax estava escrevendo o AD&D. John Eric Holmes foi o responsável pelo trabalho de criar uma versão introdutória do D&D, juntando material do OD&D e do suplemento Greyhawk em um só produto. Essa “boxed set” cobria apenas a criação de personagens do nível 1 ao 3.
Com isso eu acabei descobrindo que, apesar de estarmos acostumados a tratar corriqueiramente o D&D como tendo apenas 4 edições, na verdade houveram mais de uma dezena de edições diferentes do jogo desde a sua criação. E isso tratando só das edições “oficiais”, ou seja, produzidas pela empresa que detêm os direitos autorais sobre a marca Dungeons & Dragons.
Ao longo dessa sequência de postagens, eu pretendo fazer uma breve retrospectiva sobre as diversas edições do jogo e traçar um pouco da história por trás do D&D.
1974 – Dungeons & Dragons (original) – Gary Gygax e Dave Arneson
Os “Three Little Brow Books” ou “Original Dungeons & Dragons” (ou apenas “OD&D”), como é chamado o conjunto de regras original do jogo na gringa, estes foram os livros que deram origem ao RPG como um todo.
Subintitulado “Rules for Fantastic Medieval Wargames Campaigns Playable with Paper and Pencil and Miniature Figures”, foram lançados em 1974 no saudoso formato “boxed set”, contando com três pequenos livretos em uma caixa de papelão.
As regras originais ocupavam apenas 64 páginas, e consideravam que o jogador era familiar com o wargame Chainmail, o qual era a base para as cenas de combate. Um sistema opcional de regras para combate também estava incluso, o qual posteriormente veio a se tornar o sistema de combate básico do D&D.
As bases do Dungeons & Dragons de hoje já estavam lá, mas muitas coisas eram diferentes. Haviam apenas 3 classes (fighting-man, magic-user e cleric); 4 raças (humano, elfo, anão e halfling) apesar de que com exceção do humano, as demais eram tratadas como classes em si próprias; e apenas 3 alinhamentos (ordeiro, neutro e caótico).
Quem já teve a oportunidade de botar os olhos nesses livrinhos pôde perceber que eles eram bem confusos, e muito das informações era mais sugerido do que descrito. Muito do material posteriormente englobado em edições futuras do jogo foram apresentados primeiramente em suplementos dessa época, ou na revista Dragon Magazine.
1977 – Advanced Dungeons & Dragons 1st edition – Gary Gygax
Compilado pelo próprio Gary Gygax entre 1977 e 1979, esta versão foi lançada já na forma que conhecemos hoje, de três livros separados, um para os jogadores montarem personagens, um descrevendo monstros, e outro para o mestre montar suas campanhas.
Os livros eram bem melhores organizados, e o jogo incluiu uma série de regras e conceitos tal que dividiu-se do OD&D, tornando-se uma linha de jogos à parte.
Várias classes que surgiram em suplementos e revistas foram adicionadas nos livros básicos, e surgiu a separação entre raças e classes. Os alinhamentos também passaram a ser definidos a partir de dois eixos: um ético (ordem-caos), e outro moral (bem-mal).
1977 – Dungeons & Dragons Basic Set (blue box) – John Eric Holmes
A “Blue Box”, “Holmes rules” ou “Basic Dungeons & Dragons” (BD&D) como costuma ser chamado, começou a ser produzido em 1977, ao mesmo tempo em que Gygax estava escrevendo o AD&D. John Eric Holmes foi o responsável pelo trabalho de criar uma versão introdutória do D&D, juntando material do OD&D e do suplemento Greyhawk em um só produto. Essa “boxed set” cobria apenas a criação de personagens do nível 1 ao 3.
ate hj muitos dos jogadores antigos consideram o DMG da 1ed um dos melhores livros lançados no sistema.
ResponderExcluirDiferente dos da 2ed, q tinha infos de DM no PHB, o DMG da 1ed ainda é uma rica fonte de informaççoes e ideias!
otima postagem, parabens!
temos q unir a turma Old School do brasil, eheheh
Opa! Vamos fazer um selo para a comunidade OSR do nosso país!
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