terça-feira, 19 de abril de 2016

Oxford 01 - A Cidade

Nas últimas férias eu fiz uma viagem à Inglaterra, visitando Oxford e Londres, e por lá topei com várias coisas que podem ser de interesse aos fãs de RPG, wargames e literatura de fantasia. E por essa razão decidi dividir algumas dessas experiências com vocês leitores do blog.

Oxford é recheada de belas construções antigas.

Começando por Oxford, a própria cidade em si pode ser uma grande fonte de inspiração para jogadores de RPG. A cidade é extremamente antiga (fundada por cerca do século VIII e elevada ao status de cidade em 1542) e repleta de prédios centenários. O centro da cidade, principalmente, pode ajudar a inspirar qualquer mestre na hora de descrever como é uma grande metrópole de um mundo de fantasia medieval (como Lankhmar, Waterdeep ou City of Greyhawk), e aos jogadores a visualizar como um lugar assim poderia se parecer.

As ruelas da parte antiga de Oxford são como eu imagino as ruas de Lankhmar (sem a van estacionada...).

Outro ponto interessante é a quantidade de pubs presentes na cidade, aos quais você sempre pode recorrer quando precisar rápido de um nome para uma taverna. The Red Lion, The Blue Boar, Lamb and Flag, The Mitre, The Four Candles, The Old Tom, The Crown Inn, e tantos outros nomes, em sua maioria simples mas evocativos.

Um dos famosos pubs da cidade.

Não só as ruas e fachadas, mas também o interior de certos pontos turísticos e estabelecimentos também são altamente inspiradores. Não à toa, vários locais de Oxford foram utilizados como locação para os filmes da série Harry Potter (a sala de jantar de Hogwarts era na verdade a sala de jantar de um dos colégios da Universidade de Oxford, e a biblioteca de Hogwarts trata-se de fato da Bodleian Library). Uma opção interessante a quem visita Oxford é se hospedar em um dos colégios da universidade - e fiz isso e tive a oportunidade de ficar em um prédio com mais 400 anos - o que lhe dará acesso ao interior desses locais centenários.

 Pátio interno do Wadhan College - é possível se hospedar em um local como esse.

Se tudo isso ainda não bastar como fonte de inspiração, ainda há os museus. O Ashmolean Museum, inaugurado em 1683, é considerado o mais antigo museu moderno do mundo e guarda uma impressionante coleção de artefatos de diversos locais do mundo e períodos - de utensílios pré-históricos de 8.000 anos a pinturas de Pablo Picasso, passando pela lanterna original utilizada por Guy Falkes na Conspiração da Pólvora. E ainda tem o excelente Oxford University Museum of Natural History para quem procura alguma inspiração mais "biológica".

Essas estatuetas de uma "deusa das serpentes" cretense dão algumas boas ideias para um culto estranho para ser usado em uma aventura.

Além disso, Oxford é também a "casa" de renomados autores de fantasia como J. R. R. Tolkien e C. S. Lewis. Mas falarei mais disso nas próximas postagens.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...