A Wizards of the Coast liberou gratuitamente o documento Plane Shift: Zendikar, um PDF que adapta elementos do cenário de Zendikar para o D&D 5ªed.
Para quem não conhece, Zendikar é o cenário onde se passa a história contada nos blocos Zendikar (lançado nos anos 2009-2010 e incluindo as coleções Zendikar, Worldwake e Rise of the Eldrazi) e Battle for Zendikar (lançado nos anos 2015-2016 e incluindo as coleções Battle for Zendikar e Oath of the Gatewatch) do card game Magic: The Gathering.
O documento de 38 páginas traz adaptações das principais raças e monstros do cenário para o D&D 5ªed, e foi pensado para ser utilizado em conjunto com o livro The Art of Magic: The Gathering — Zendikar, um artbook que traz as belíssimas ilustrações das cartas do bloco Zendikar em conjunto com descrições da história, povos e geografia do mundo fictício.
Para quem não conhece, Zendikar é o cenário onde se passa a história contada nos blocos Zendikar (lançado nos anos 2009-2010 e incluindo as coleções Zendikar, Worldwake e Rise of the Eldrazi) e Battle for Zendikar (lançado nos anos 2015-2016 e incluindo as coleções Battle for Zendikar e Oath of the Gatewatch) do card game Magic: The Gathering.
O documento de 38 páginas traz adaptações das principais raças e monstros do cenário para o D&D 5ªed, e foi pensado para ser utilizado em conjunto com o livro The Art of Magic: The Gathering — Zendikar, um artbook que traz as belíssimas ilustrações das cartas do bloco Zendikar em conjunto com descrições da história, povos e geografia do mundo fictício.
Além disso, a WotC também está fazendo uma pesquisa de opinião a respeito do material lançado, perguntando se o público tem interesse em material de Magic: The Gathering adaptado para D&D.
Corte para 1997. Nesse ano a TSR foi comprada pela WotC. Ainda estávamos na época do AD&D 2ªed. No Magic despontava a 5ªed e o bloco de Tempestade estava a todo vapor, com uma história de fundo incrível que prendia a atenção de todos os fãs.
Naquela época eu jogava os dois jogos (hoje não jogo mais Magic), e ainda que houvesse uma certa apreensão pela editora de meu jogo predileto estar falindo e ser comprada por outra empresa, havia uma coisa que tornava tudo menos terrível: com a WotC dona do D&D nós teríamos o mundo de Magic (na verdade Dominaria, mas naquela época pra gente isso era "o único" cenário de Magic) adaptado como cenário de RPG.
Bem, uma nova edição foi anunciada e nada de Magic ser adaptado para o D&D. Mas tudo bem, estavam lançando a 3ªed, haviam outras prioridades. Mas tínhamos certeza de que depois disso a adaptação sairia, pois era muito mais fácil adaptar o cenário do Magic para o novo conjunto de regras... Nada.
Cerca de 19 anos e 4 edições e meia do D&D depois, e esta é a primeira empreitada da WotC em adaptar algo de Magic para o D&D. Muito me admira que tenha demorado tanto para eles perceberem que essa era a coisa certa a fazer.
Os cenários de Magic: The Gathering são cenários high-magic, e por mais que eu tenha certa preferência por cenários low-magic, eles são um high-magic de um jeito certo (com sua mítica e metafísica próprias), muito mais certo do que o high-magic sem graça e sem personalidade, mascarado de low-magic, de Forgotten Realms.
Ao longo do tempo foram dadas muitas desculpas esfarrapadas de porquê não usavam os cenários de Magic para o D&D, já que as histórias dos blocos antigos estavam prontas, era só pegar e adaptar. Quem sabe agora vejamos isso finalmente acontecer, e queiram os deuses, feito de um modo certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário