Existem muitas coisas que podem ser usadas para colaborar para um bom jogo: livros de consulta, mapas, miniaturas, música, tablets e notebooks, etc.
Mas a verdade é que apenas 4 coisas são essenciais para conduzir um bom jogo: um lápis, um papel de rascunho, dados (ou cartas, dominós, ou o que for equivalente no jogo que estiver usando), e refrigerante (de preferência Coca-Cola, mas pode ser suco, chá, ou outra bebida qualquer).
Todo mundo sabe que dados e refrigerante é o essencial.
Algumas vezes, até sem o rascunho dá pra se virar sem. Mas o restante é essencial. Os dados são as ferramentas básicas da maioria dos jogos, usados para decidir o sucesso de boa parte das ações. O lápis serve para fazer as alterações e anotações necessárias às planilhas dos personagens, ou outras anotações temporárias que o mestre precise realizar. E ninguém consegue jogar um jogo que é essencialmente falado por algumas horas seguidas ficando todo esse tempo de garganta seca.
Todo o resto é supérfluo. Até mesmo mesas e cadeiras (ainda que a idade faça eu achar jogar sentado no chão bastante desconfortável atualmente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário