Para a resposta de hoje, eu vou desconsiderar todos os financiamentos de acessórios para RPGs, como dados e miniaturas, e focar apenas em financiamentos de jogos em si.
No entanto, eu participo mais de financiamentos de dados e miniaturas do que de jogos mesmo, e boa parte dos financiamentos de RPGs que eu participei ainda não se encerraram - e é difícil dizer se uma campanha de financiamento foi bem conduzida antes dela se encerrar totalmente.
Dentre o que sobra, eu classifico como a mais bem conduzida de todas o financiamento coletivo do Spears of the Dawn, um RPG de fantasia africana que utiliza o mesmo sistema do Stars Without Number.
E porque eu considero esse o financiamento mais bem conduzido do qual participei? Porque quando a campanha teve início o texto do jogo já estava todo escrito, parte das artes já estavam prontas ou ao menos comissionadas, e faltava apenas terminar as demais artes, diagramar e imprimir os livros para quem optasse pela versão impressa.
Não houveram atrasos, falhas de comunicação, nem mudanças de planos. Prazos e valores calculados de maneira realista. Trabalho conduzido com a máxima seriedade possível. Tudo o que foi prometido foi entregue, sem exceção. Na verdade, as recompensas foram entregues mesmo antes do prazo previsto inicialmente. Uma campanha de financiamento coletivo impecável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário