sexta-feira, 26 de março de 2010

AD&D 3.5: Os Grupos, as Classes, e seus Primes

Conforme sugestão do Jorge, decidi colocar aqui as classes do meu AD&D 3.5 listadas por grupo de classes, e com seus respectivos Primes.

Warriors (Homens-de-armas)

- Fighter (guerreiro): Strength (força)
- Barbarian (bárbaro): Constitution (constituição)
- Ranger (ranger): Dexterity (destreza)
- Paladin (paladino): Charisma (carisma)
- Cavalier (cavaleiro): Strength (força)

Wizards (Arcanos)

- Mage (mago): Intelligence (inteligência)
- Specialist Wizard (mago especialista): Intelligence (inteligência)
- Elementalist (elementalista): Intelligence (inteligência)
- Sorcerer (feiticeiro): Charisma (carisma)

Priests (Sacerdotes)

- Cleric (clérigo): Wisdom (sabedoria)
- Druid (druida): Wisdom (sabedoria)
- Priest of Specific Mythos (sacerdote de mito específico): Wisdom (sabedoria)

Rogues (Ladinos)

- Thief (ladrão): Dexterity (destreza)
- Assassin (assassino): Dexterity (destreza)
- Bard (bardo): Charisma (carisma)
- Jester (bufão): Dexterity (destreza) ou Charisma (carisma)

Unarmed-Warriors (Lutadores Desarmados)

- Monk (monge): Wisdom (sabedoria)
- Brawler (lutador): Dexterity (destreza)


O Jester (bufão) ainda é uma classe que eu estou cogitando se incluo ou não. E como tal, não há muita coisa definida sobre ela, o que inclui seu prime requisite. Sendo uma espécie de bardo-acrobata, tanto destreza como carisma poderiam se aplicar, a questão seria definir qual dos dois atributos é melhor para definir a classe.

Por favor, façam suas observações e sugestões sobre esse assunto dos prime requisites.

8 comentários:

  1. Igor,

    Me veio uma idéia meio maluca que nem sei como implementar direito, por isso coloco aqui para os comentários de todos.

    Vendo a lista que você postou percebi que há classes com o mesmo prime dentro do mesmo grupo. Tomemos, por exemplo, o grupo de warriors.

    => Fighter (guerreiro): Strength (força)
    - Barbarian (bárbaro): Constitution (constituição)
    - Ranger (ranger): Dexterity (destreza)
    - Paladin (paladino): Charisma (carisma)
    => Cavalier (cavaleiro): Strength (força)

    Nesse caso, Fighter e Cavalier têm a força como prime. Ou seja, o que diferencia um personagem guerreiro de um personagem cavaleiro (sem considerar as raças) são a) os traits de cada classe (ou seja as características de ambientação e interpretação de cada uma, ex. um código de honra do cavaleiros é algo que os distingue dos guerreiros comuns) e b) algumas habilidades de classe, como número de ataques por turno, ou treinamento em lança de justa, etc e tal.

    O que me ocorreu é que seria interessante se os primes para classes dentro do mesmo grupo fossem necessariamente diferentes. Por exemplo, os cavaleiros teriam como Prime a sabedoria (considerando que eles pertencem a ordens com rígidos requisitos de disciplina e obediência, e que recebem treinamento de política e etiqueta). Ou seja, o Prime seria também um diferenciador de classes de um mesmo grupo.

    Seguindo esse pensamento, poderíamos tentar individualizar cada uma das classes do ponto de vista dos Primes. Então a tabela de warriors ficaria assim:

    => Fighter (guerreiro): Strength (força)
    - Barbarian (bárbaro): Constitution (constituição)
    - Ranger (ranger): Dexterity (destreza)
    - Paladin (paladino): Charisma (carisma)
    => Cavalier (cavaleiro): Wisdom (sabedoria)
    => possibilidade de nova classe com Inteligência como Prime

    A última classe que eu coloquei na lista não é obrigatoriamente necessária. Ela pode ser criada ou movida de algum outro grupo (para diminuir o número de grupos, pensei em redistribuir os unarmed-warriors para outros grupos *1) Se for pra criar uma classe, pensei em algo como:

    - Strategist (estrategista): Intelligence (inteligência) - Um guerreiro versado em combates de larga escala. *2

    O duro agora seria pensar em como redistribuir as classes que já existem e como criar novas classes que tenham primes diferentes. Um grupo que pode ser desafiador é o dos wizards (como criar uma classe com Prime em força? Será que um elementalista preenche esse perfil?). Por isso disse que a idéia é meio maluca, mas podemos tentar.

    Não podemos esquecer que os jogadores ainda podem escolher outros primes de acordo com a raça do personagem. Ou seja, ainda é possível que duas classes fiquem com os primes iguais (ex. Guerreiro Humano e Cavaleiro Humano com primes em força e sabedoria).

    E aí? O que acham? Muito complicado ou dá pra tentar?

    Não sei se vocês entenderam! he he he


    PS:

    *1 - Para diminuir o número de classes sugiro manter os grupos fechados nos quatro originais (warrior, priests, rogues e wizards).

    *1a - Pensei em colocar o monge no grupo dos priests, considerando que a divindade dele são seus próprios corpo e espírito.

    *1b - Pensei em colocar o brawler no grupo dos ladinos, com Prime em força.

    *2 - Por favor, essa classe não tem nada a ver com o warlord da 4a edição!

    ResponderExcluir
  2. A idéia de uma classe pra cada prime em todos os grupos é realmente desafiadora e tentadora. No entanto, não acho que seja mandatório que não haja classes com primes repetidos dentro de um mesmo grupo. Acho que os primes tem de ser definidos unicamente pelo estilo da classe.

    ResponderExcluir
  3. eu nao entendo pq um jester sairia pelo mundo se aventurando junto cm um grupo. oq ele ganahria com isso?

    ResponderExcluir
  4. Pois é Rafael, essa é uma das razões pelas quais eu ainda não decidi pela inclusão dessa classe.
    Como aventureiro, alguém com essa classe fica mais com aquela cara de "ex-jester", ou de "jester mal-sucedido"...
    A inclusão talvez seria mais por homenagem ao Gigax, e pra aproveitar alguns materiais muito bons sobre essa classe que existem.

    ResponderExcluir
  5. pois é..mas enfim, acho q a coisa mais importante q o "Prime DM" (ehhe) nos ensinou foi q devemos fazer a coisa ao nosso gosto pessoal.

    se vc quer homenagear o Gary, coloque uma centopeia gigante no seu jogo (o primeiro monstro encontrado pelos jogadores -Robert kuntz, luke e ernie gygax) :D

    ResponderExcluir
  6. Hehehe, boa!

    Mas com certeza, não é "só" pra homenagear, como eu disse, vi alguns materiais legais, e fica uma classe interessante. Só que não vejo muito background prum jester se aventurar (com exceção da história do livro "As Batalhas do Castelo" de Domingos Pellegrini)

    ResponderExcluir
  7. Fala, Igor.

    Valeu pela resposta ao meu pequeno grande post. Acho que a escolha do prime de acordo com o estilo da classe é o caminho a seguir (embora isso não restrinja a possibilidade de classes com primes menos usuais para determinado grupo). Talvez em futuros suplementos!

    Fiquei só com uma dúvida com relação ao Prime do Cavalier. Como ainda não há descrição de cada classe, imaginei que o cavalier fosse algo entre o Fighter e o Paladin, ou seja, um guerreiro com um código de honra. Por isso sugeri a Sabedoria como prime. Colocando a Força como prime, queria saber o que o diferenciaria do Fighter comum.

    Aproveito o post para mandar esse link que achei pela net.

    Até.

    ResponderExcluir
  8. Pretendo dentro em breve começar a explanar melhor sobre cada classe. Mas adiantando por enquanto, o cavalier é um tipo de guerreiro montado, ele possui vantagens no combate montado únicas a ele, além de algumas outras vantagens sociais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...