Na corrida pra tirar o atraso nas postagens do desafio, hoje temos a
postagem referente ao dia 05 de Agosto.
O material de RPG que eu adquiri mais recentemente foi Magic Theorems & Dark Pacts. E já que eu tenho de falar dele, decidi que o melhor a
fazer é uma resenha do livro.
Magic Theorems & Dark Pacts é um
suplemento para Labyrinth Lord, escrito por Dyson Logos e publicado em
2013. O livro é vendido em PDF pelo RPGNow ao valor de US$ 9,99, ou impresso
pelo Lulu.com a US$ 20,00 em capa mole ou US$ 35,00 em capa dura.
Fisicamente, o livro tem um layout bem simples, é todo em preto e
branco (com exceção da capa), e não possui nenhuma ilustração (nem mesmo a
capa). Dada a simplicidade do livro, encontrar uma informação nele é bastante
fácil. Até aí, o livro não é grande coisa.
Mas é no conteúdo em si que o livro chama atenção. Magic Theorems
& Dark Pacts traz toda uma nova visão aos conjuradores de Labyrinth Lord, sem no entanto alterar praticamente
nenhuma das regras originais do jogo.
O primeiro capítulo do livro traz 13 classes de conjuradores, cada uam
representando uma tradição mágica diferente, isso é, uma forma específica de
fazer magia ou um foco de atuação. E dentre estas 13 classes temos inclusos desde
o Mago e Clérigo comuns do sistema revisitados (há pequenas alterações nas
classes), até classes com conceitos bem conhecidos como o Elven Swordmage (que nada
mais é que um elfo guerreiro/mago) e o Necromante, até classes bem mais incomuns
como o Fleshcrafter (um mago focado
em alterar corpos), o Merchant Prince (um bardo/mago especializado em
comércio), e o Unseen (um tipo de assassino
místico).
Esse é disparado o capítulo mais interessante do livro, com classes com
conceitos bem definidos, mecânicas simples mas bastante adequadas ao conceito,
e sem necessitar alterar muito a mecânica básica de magia vanciana.
O segundo capítulo traz todas as magias presentes nas listas das classes
do capítulo 1. E isso inclui todas as magias presentes no livro básico de Labyrinth Lord mais algumas magias novas.
A “repetição” das magias do livro básico aqui tem uma razão prática: Dyson
Logos rearranja as magias arcanas em 10 círculos, ao invés dos tradicionais 9.
Estes dois primeiros capítulos são os maiores e ocupam 120 das 160 páginas do
livro.
O terceiro capítulo trata de itens mágicos, não só trazendo itens novos,
mas também introduzindo umas poucas novas classificações e categorias de itens.
O quarto capitulo fala sobre monstros, mais especificamente, elementais
(com uma excelente tabela de variação de subtipo para cada um dos elementais),
e uma nova criatura chamada Flesh Beast,
que pode ser criada pelos Fleshcrafters.
Por fim, o quinto e último capítulo traz informações sobre como adaptar
as regras apresentadas no livro para o Labyrinth
Lord Advanced Edition Companion.
Apesar de ser escrito tendo em vista o Labyrinth Lord, o material presente em Magic Theorems & Dark
Pacts pode ser facilmente adaptado
para qualquer retroclone do D&D (e para boa parte das edições do D&D também).
As regras criadas para cada classe são simples e elegantes, e dificilmente irão
desbalancear qualquer jogo.
No geral, achei um bom material, cheio de boas inspirações. Se você
gosta de retroclones do D&D e tem interesse em modos diferentes de tratar a
magia em seu jogo, sugiro dar uma olhada nesse livro.
Fleshcrafters? Esse livro foi feito pra mim. Com certeza.
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