quarta-feira, 19 de agosto de 2015

#RPGaDay2015: RPG Adquirido Mais Recentemente (Resenha: Magic Theorems & Dark Pacts)

Na corrida pra tirar o atraso nas postagens do desafio, hoje temos a postagem referente ao dia 05 de Agosto.

O material de RPG que eu adquiri mais recentemente foi Magic Theorems & Dark Pacts. E já que eu tenho de falar dele, decidi que o melhor a fazer é uma resenha do livro.

Magic Theorems & Dark Pacts é um suplemento para Labyrinth Lord, escrito por Dyson Logos e publicado em 2013. O livro é vendido em PDF pelo RPGNow ao valor de US$ 9,99, ou impresso pelo Lulu.com a US$ 20,00 em capa mole ou US$ 35,00 em capa dura.

Fisicamente, o livro tem um layout bem simples, é todo em preto e branco (com exceção da capa), e não possui nenhuma ilustração (nem mesmo a capa). Dada a simplicidade do livro, encontrar uma informação nele é bastante fácil. Até aí, o livro não é grande coisa.

Mas é no conteúdo em si que o livro chama atenção. Magic Theorems & Dark Pacts traz toda uma nova visão aos conjuradores de Labyrinth Lord, sem no entanto alterar praticamente nenhuma das regras originais do jogo.

O primeiro capítulo do livro traz 13 classes de conjuradores, cada uam representando uma tradição mágica diferente, isso é, uma forma específica de fazer magia ou um foco de atuação. E dentre estas 13 classes temos inclusos desde o Mago e Clérigo comuns do sistema revisitados (há pequenas alterações nas classes), até classes com conceitos bem conhecidos como o Elven Swordmage (que nada mais é que um elfo guerreiro/mago) e o Necromante, até classes bem mais incomuns como o Fleshcrafter (um mago focado em alterar corpos), o Merchant Prince (um bardo/mago especializado em comércio), e o Unseen (um tipo de assassino místico).

Esse é disparado o capítulo mais interessante do livro, com classes com conceitos bem definidos, mecânicas simples mas bastante adequadas ao conceito, e sem necessitar alterar muito a mecânica básica de magia vanciana.

O segundo capítulo traz todas as magias presentes nas listas das classes do capítulo 1. E isso inclui todas as magias presentes no livro básico de Labyrinth Lord mais algumas magias novas. A “repetição” das magias do livro básico aqui tem uma razão prática: Dyson Logos rearranja as magias arcanas em 10 círculos, ao invés dos tradicionais 9. Estes dois primeiros capítulos são os maiores e ocupam 120 das 160 páginas do livro.

O terceiro capítulo trata de itens mágicos, não só trazendo itens novos, mas também introduzindo umas poucas novas classificações e categorias de itens.

O quarto capitulo fala sobre monstros, mais especificamente, elementais (com uma excelente tabela de variação de subtipo para cada um dos elementais), e uma nova criatura chamada Flesh Beast, que pode ser criada pelos Fleshcrafters.

Por fim, o quinto e último capítulo traz informações sobre como adaptar as regras apresentadas no livro para o Labyrinth Lord Advanced Edition Companion.

Apesar de ser escrito tendo em vista o Labyrinth Lord, o material presente em Magic Theorems & Dark Pacts pode ser facilmente adaptado para qualquer retroclone do D&D (e para boa parte das edições do D&D também). As regras criadas para cada classe são simples e elegantes, e dificilmente irão desbalancear qualquer jogo.

No geral, achei um bom material, cheio de boas inspirações. Se você gosta de retroclones do D&D e tem interesse em modos diferentes de tratar a magia em seu jogo, sugiro dar uma olhada nesse livro.

Um comentário:

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