terça-feira, 9 de agosto de 2016

#RPGaDay 2016: Além do Jogo, o Que Mais Está Envolvido em Uma Sessão Ideal?

Além do jogo propriamente dito, para uma sessão ser considerada ideal, eu acho que os jogadores tem de estar bem entrosados. A sessão de jogo tem de ser mais do que somente estar ali para jogar, tem de ser também uma reunião de amigos que querem se divertir juntos.

Isso implica que todos tem de ser amigos e gostar de passar um tempo uns com os outros (o que geralmente é o caso), mas mais do que isso, todo mundo tem de estar concentrado no jogo. Isso não quer dizer que todo mundo tem de ficar sério e não quebrar a imersão nunca, mas apenas que a sessão é melhor quando ninguém está muito disperso, e que todos estejam prestando atenção à sessão, mesmo quando seu personagem não está participando da ação.

Eu acho legal quando a galera faz piadas e interage durante o jogo também, mesmo que isso quebre a imersão (penso que a imersão só precisa ser mantida durante as partes mais cruciais do jogo), mas essas brincadeiras são melhores quando são relacionadas ao que está acontecendo no jogo no momento – porque implica que todos estão acompanhando a sessão.

Esse entrosamento também reflete no jogo fazendo com que o grupo aja em uníssono – mesmo quando seus personagens agem um contra o outro, pois aí o farão de forma coerente e melhor para a história. Quando todo mundo consegue agir em conjunto para um desenrolar apropriado da história (e isso inclui o mestre de jogo), sempre é mais legal.

O entrosamento também tem a ver com algo que eu acho muito importante: o grupo tem de confiar no mestre. Questionar alguma coisa de vez em quando, rever alguma regra que você tenha certeza que é diferente de como o mestre está usando, é normal. Mas quando o grupo fica interrompendo o mestre a todo momento, seja para questionar as regras, seja para questionar as interpretações do mestre a respeito do jogo, isso atrapalha a sessão de jogo. Entendo que, a menos que o jogador tenha certeza que o mestre confundiu alguma coisa, ele deve dar um voto de confiança ao mestre, mesmo que algo lhe pareça estranho. Às vezes é proposital o mestre usar alguma regra de forma diferente, ou interpretar alguma ação de modo não usual.

Também não pode faltar os comes e bebes. Uma sessão memorável sempre tem umas guloseimas bacanas pra galera ir beliscando. É uma coisa que deixa todo mundo mais animado.

O local da sessão também é importante. Um lugar confortável, onde todo mundo se sinta à vontade, sem barulho que atrapalhe a sessão, é totalmente imprescindível.

E como estamos falando de uma sessão “ideal”, props também são algo bacana. Sejam miniaturas, mapas, fotos, documentos ou objetos que os personagens encontrarão na aventura, quando dá tempo do mestre criar e preparar alguns props para a aventura, a coisa toda atinge um outro nível de interesse nos jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...