Eu confesso que não acho nenhum sistema de RPG realmente desafiador. Alguns sistemas são mais complexos, outros mais simples, mas desafiador mesmo eu não lembro de nenhum.
Assim, talvez o sistema mais desafiador para mim tenha sido o D&D da GROW, por ter sido o primeiro RPG que aprendi, e ser diferente de tudo que eu conhecia. O D&D em suas primeiras encarnações é um sistema bastante confuso em um primeiro contato: há mecânicas específicas para tudo, rolagens em que você precisa tirar números altos, rolagens em que é bom tirar números baixos, entre os atributos e sub-atributos alguns são bons altos, outros baixos, e por aí vai.
Essa caixa proporcionou muitas horas de diversão para mim e meu grupo.
Depois disso, nenhum sistema realmente me pareceu desafiador. E como falei antes, alguns são mais complexos, outros menos, mas qualquer um que pareça ser desnecessariamente complexo, no geral é exatamente isso: desnecessariamente complexo. E portanto não muito recompensador.
Fora isso, eu poderia citar talvez sistemas como o Mutants & Masterminds 3ªed, Pathfinder ou o D&D 5ªed, que trouxeram alguma confusão no início justamente por serem extremamente similares ao D&D 3.5 mas serem diferentes destes. E essas pequenas diferenças acabam pegando desprevenido alguém que está muito acostumado com o D&D 3.5 - leva um tempo até lembrar que não são exatamente o mesmo jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário