"Apostas" nessa questão se referem aos riscos assumidos pelos personagens, aos riscos associados às suas escolhas. Como o mestre pode fazer o risco assumido parecer importante? A resposta é resumida em uma simples palavra: consequências.
Faça com que todas as ações dos jogadores com seus personagens tenham consequências. Boas ou ruins (e, porque não, boas e ruins ao mesmo tempo), toda ação deve ter consequência. E o tamanho da consequência pode e deve ser proporcional à ação tomada.
E as consequências não precisam ser apenas a curto prazo, consequências de longo prazo também são importantes, e até mais impactantes. Sabe todos aqueles contatos e relações que os personagens constroem ao longo da campanha? Então, faça-os ter impacto na aventura, faça eles reaparecerem eventualmente, ainda que leve muito tempo, faça aquele inimigo criado o início da campanha reaparecer para se vingar quando ninguém mais se lembrava que ele existia e pensavam nele apenas como um inconveniente do passado frente à atual calamidade cósmica que ameaça o universo.
Mas tudo isso só é relevante se os personagens tiverem opções verdadeiras. Se as consequências forem as mesmas não importa o rumo de ação tomado, a consequência deixa de ter relevância. Dê escolhas de verdade aos jogadores. O railroad (o ato que conduzir a aventura dentro de um roteiro preestabelecido, independente das ações dos personagens) mata a importância das escolhas e torna as consequências vazias. Mantenha-se o mais longe possível do railroad!
Nenhum comentário:
Postar um comentário