terça-feira, 21 de agosto de 2018

#RPGaDay 2018: Qual Mecânica de Dados Mais Lhe Atrai?

Eu gosto de mecânicas que colaborem na imprevisibilidade das coisas. Regras de resultado crítico em geral caem nessa categoria, tanto falhas como acertos críticos.Críticos são legais, seja com resultados fixos após sua obtenção, ou ainda com tabelas que determinam seus resultados de forma aleatória.

Mecânicas de "explodir" ou "abrir" o dado (isso é, quando a partir de um determinado resultado nos dados, rola-se novamente e soma-se o novo resultado ao valor original) também são muito legais. As armas de fogo no AD&D, em alguns de seus suplementos, usavam essa regra para suas rolagens de dano. Sempre adotávamos essa regra quando jogávamos em algum cenário que permitia armas de fogo, o que tornava qualquer arma de fogo potencialmente mortal.

Lembro também que no Rolemaster as rolagens podiam abrir não apenas para cima (isso é, somando ao resultado original), mas também para baixo (subtraindo do resultado original)! Isso significava que às vezes você podia realizar um feito impressionante e fantasticamente além de suas habilidades normais, mas também era possível falhar magistralmente de forma inimaginável!

E claro, não podemos esquecer da regra do D30! Esta, além de permitir um tipo de mudança drástica no resultado normal de uma rolagem, ainda se aproveita de outra coisa que gosto em mecânicas de dados: o uso de dados diferentes do padrão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...