sexta-feira, 3 de agosto de 2018

#RPGaDay 2018: O Que Confere "Capacidade de Permanência" a Um Jogo?

Acho que essa pergunta pode ser respondida de mais de uma maneira.

Mercadologicamente falando, penso que um jogo consegue manter o fôlego enquanto produto com lançamentos constantes, suporte aos jogadores, e mantendo a comunidade de fãs ativa, interessada e participativa.

Em mesa, o que mantém um grupo interessado em um jogo é a robustez do sistema relativo ao estilo de jogo proposto, isso é, sua funcionalidade intrínseca e sua capacidade de sustentar modificações e ajustes (as ditas house rules) sem desmoronar completamente (e a facilidade de implementá-las eu diria que também é importante), e também as possibilidades de variação de temas (não necessariamente estilo ou cenários) abordados pelas aventuras.

Um outro aspecto, um tanto independente dos demais, é a qualidade do cenário, o quanto de interesse ele consegue atrair do grupo, de forma a mantê-los jogando e interessados em criar histórias nele, independente do jogo continuar recebendo suporte de publicações, ou da qualidade do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...