segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Plane Shift: Dominaria - O Mais Esperado Cenário de Magic: The Gathering Para D&D 5ªed!

Finalmente foi publicado o cenário mais esperado desde o início da série Plane Shift da Wizard of the Coast: Dominaria!
Plane Shift: Dominaria é um documento em PDF liberado gratuitamente pela Wizards of the Coast detalhando alguns elementos do cenário para as regras da atual edição do D&D.
 
O que já não é novidade, assim como os demais cenários já adaptados do mundo de Magic, o documento é pensado para ser usado em conjunto com o livro The Art of Magic: The Gathering — Dominaria, um artbook que descreve o cenário em maiores detalhes sem nenhum tipo de regra associada. Mas da mesma forma que os documentos anteriores, o artbook não é realmente necessário para utilizar o documento disponibilizado.
 
Para quem não conhece, Dominaria é o cenário base de Magic ao menos até sua 5ª edição, assim como de ao menos 27 expansões do jogo. É o local de origem de personagens como Urza, Gerard Capashen, Karn, Teferi, e tantos outros. Por ser um cenário tão rico e complexo, Plane Shift: Dominaria acabou sendo um pouco decepcionante, cobrindo apenas uma pequena parte do cenário sem se aprofundar muito em sua história.
 
Plane Shift: Dominaria descreve apenas o continente de Aerona, detalhando apenas 7 elementos da região, entre locais e organizações. Há dicas para a condução de campanhas no cenário e várias tabelas para auxiliar o mestre, descrições dos papéis das classes no cenário, regras para novas raças disponíveis para os personagens dos jogadores, mas ainda assim é um documento curto (apenas 24 páginas) que deixa um impressão de superficialidade extrema ao descrever aquele que é provavelmente o cenário mais extenso de Magic: The Gathering.
 
Na introdução, o autor James Wyatt explica um pouco das razões que levaram o documento a ser como é, mas para mim fica claro que a principal razão é o tempo e esforço que estão sendo gastos no desenvolvimento do Guildmasters’ Guide to Ravnica.

Bem, com os cenários de Magic entrando oficialmente para a lista de cenários oficias de D&D, espero que no futuro Dominaria ganhe uma abordagem mais digna de sua importância e complexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...