O sistema de RPG sem dados que mais me chama a atenção é um o qual nunca joguei: Dread.
Dread é um jogo de horror e suspense que utiliza uma torre de Jenga no lugar de dados. Conforme os personagens tentam realizar atos difíceis de serem completados, coisas além de suas capacidades normais, o jogador deve retirar um peça da torre para ser bem sucedido, ou optar por não retirar e falhar.
Caso a torre seja derrubada, o personagem daquele jogador está fora do jogo permanentemente. Se a torre caiu sem querer, o mestre define o fim trágico do personagem. Se o jogador derrubar a torre propositalmente, ele tem direito a escolher o destino final de seu personagem de uma forma mais dramática ou heroica.
Considerando quão mais difícil e delicado vai se tornando o trabalho de retirar as peças de uma torre de Jenga durante o andamento do jogo, penso que essa mecânica é ótima para construir a tensão sobre uma ação e no jogo como um todo. Um dia ainda tenho de testar essa mecânica, nem que seja importando parcialmente para um outro jogo.
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