domingo, 4 de agosto de 2019

#RPGaDay 2019: Compartilhar

Algo que era muito comum, diria mesmo que era a regra, em meus primeiros anos de RPG era compartilhar a função de mestre da campanha.

Quando começamos a jogar praticamente desconhecíamos o conceito de aventuras one-shot, nossos jogos eram quase sempre uma campanha, afinal queríamos evoluir as personagens, descobrir as habilidades dos próximos níveis, enfrentar os monstros mais poderosos do livro, e para isso as personagens precisavam participar de aventura pós aventura.

No entanto, vários de nós também queriam escrever e preparar suas próprias aventuras. E como conciliar essas duas coisas? Simples: fazer um rodízio de mestres.

O mundo de jogo era compartilhado, todos tinham um personagem, e quando alguém queria mestrar uma aventura o fazia tão logo a aventura atual fosse encerrada. Quando alguém estava mestrando, seu personagem tornava-se um NPC que acompanhava o grupo normalmente - ganhando XP e podendo ser morto igual todo o resto do grupo. E o mestre da vez podia utilizar os elementos criados pelos demais mestres ou incluir novos elementos no mundo de jogo à vontade.

Quando o jogo era de D&D eu era o mestre na maior parte das vezes, e nem todos mestravam, mas lembro que revezamos a cadeira de mestre da mesma campanha várias vezes.

Hoje em dia isso não acontece mais, ninguém quer dividir o comando da campanha. Volta e meia alguém demonstra interesse em mestrar, mas é sempre começar um novo jogo, nunca tomar as rédeas daquele que já existe. E por isso mesmo, raramente esse novo jogo vinga - os jogadores continuam querendo ver seus personagens, aos quais já estão apegados, evoluírem e crescerem durante o jogo.

Não compreendo totalmente porque atualmente parece tão difícil vários mestres compartilharem a condução de uma mesma campanha. De certo que os membros que compõem meu grupo hoje são outros, mas ainda assim. Só sei que essa experiência de compartilhamento era muito interessante.

2 comentários:

  1. Já era como o jogo de trupe do Ars màgica, só que sem vocês saberem

    ResponderExcluir
  2. Cheguei a fazer isso em uma única aventura de um RPG de supers, e até que funcionou legal!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...