Algo que era muito comum, diria mesmo que era a regra, em meus primeiros anos de RPG era compartilhar a função de mestre da campanha.
Quando começamos a jogar praticamente desconhecíamos o conceito de aventuras one-shot, nossos jogos eram quase sempre uma campanha, afinal queríamos evoluir as personagens, descobrir as habilidades dos próximos níveis, enfrentar os monstros mais poderosos do livro, e para isso as personagens precisavam participar de aventura pós aventura.
No entanto, vários de nós também queriam escrever e preparar suas próprias aventuras. E como conciliar essas duas coisas? Simples: fazer um rodízio de mestres.
O mundo de jogo era compartilhado, todos tinham um personagem, e quando alguém queria mestrar uma aventura o fazia tão logo a aventura atual fosse encerrada. Quando alguém estava mestrando, seu personagem tornava-se um NPC que acompanhava o grupo normalmente - ganhando XP e podendo ser morto igual todo o resto do grupo. E o mestre da vez podia utilizar os elementos criados pelos demais mestres ou incluir novos elementos no mundo de jogo à vontade.
Quando o jogo era de D&D eu era o mestre na maior parte das vezes, e nem todos mestravam, mas lembro que revezamos a cadeira de mestre da mesma campanha várias vezes.
Hoje em dia isso não acontece mais, ninguém quer dividir o comando da campanha. Volta e meia alguém demonstra interesse em mestrar, mas é sempre começar um novo jogo, nunca tomar as rédeas daquele que já existe. E por isso mesmo, raramente esse novo jogo vinga - os jogadores continuam querendo ver seus personagens, aos quais já estão apegados, evoluírem e crescerem durante o jogo.
Não compreendo totalmente porque atualmente parece tão difícil vários mestres compartilharem a condução de uma mesma campanha. De certo que os membros que compõem meu grupo hoje são outros, mas ainda assim. Só sei que essa experiência de compartilhamento era muito interessante.
Já era como o jogo de trupe do Ars màgica, só que sem vocês saberem
ResponderExcluirCheguei a fazer isso em uma única aventura de um RPG de supers, e até que funcionou legal!
ResponderExcluir