sábado, 3 de agosto de 2019

#RPGaDay 2019: Engajar

Para jogar RPG é necessário um bom nível de engajamento.

Para participar como jogador, é preciso aprender as regras, mesmo que superficialmente. Caso seja uma campanha, é preciso se comprometer a aparecer para jogar com regularidade. E durante as sessões, é preciso participar ativamente, não apenas reativamente - RPG não é um jogo onde você apenas aguarda sua vez de rolar os dados.

Da parte do mestre, é preciso aprender as regras de forma aprofundada para poder conduzir o jogo de forma adequada (mesmo que você não vá utilizar essas regras). Se for utilizar uma aventura pronta, é necessário lê-la por inteiro ao ponto de saber como reagir aos rumos de ação tomados pelos personagens dos jogadores e mudar o que for necessário para manter a aventura nos rumos certos. Se for utilizar uma aventura própria, é necessário alguma preparação prévia, mesmo que você improvise a maior parte do tempo. É necessário conhecer o cenário que se está utilizando (se existir algum), criar NPCs (ou ao menos lembrar daqueles que já existem), e conhecer os personagens dos jogadores.

Mas a forma de engajamento que mais me agrada é quando mestre e jogadores trabalham juntos de verdade para a construção de um mundo fictício. Quando jogadores incluem nas histórias prévias de seus personagens elementos que o mestre pode incorporar ao seu cenário de forma construtiva, e em contrapartida o mestre incorpora as histórias dos personagens dos jogadores em sua campanha, dando relevância a esse aspecto da construção do personagem, e fazendo com que o personagem seja de fato parte integrante e indissociável do mundo de jogo.

Poucas coisas são mais satisfatórias do que ver os jogadores empolgados com a forma que as histórias pessoais de seus personagens se amarram com a história da campanha, e poucas coisas estimulam mais os jogadores a se engajarem verdadeiramente com o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...