segunda-feira, 5 de agosto de 2019

#RPGaDay 2019: Espaço

Eu poderia falar sobre muitas coisas partindo do tema "espaço" ligado ao RPG. Mas já que em essência esse blog é sobre Dungeons & Dragons, penso que é quase mandatório que eu fale sobre Spelljammer.

Para quem não conhece, Spelljammer é basicamente D&D no espaço. Não um jogo de aventuras espaciais tradicionais que utilizam regras baseadas em D&D ou AD&D, nada disso. É literalmente D&D no espaço, com direito a guerreiros, magos, elfos, anões e beholders. É um cenário de 1989 para o AD&D que tinha como uma das ideias permitir a ligação de diversos outros mundos de jogo através de viagens espaciais dentro de barcos mágicos voadores.

A caixa básica de Spelljammer.

Eu nunca realmente joguei uma campanha de Spelljammer, apenas umas poucas aventuras baseadas nos conceitos do cenário. Meu primeiro contato com esse cenário foi com a aventura "O Espaço Selvagem" que fazia parte do First Quest.

Quem se lembra do First Quest?

À época, eu não possuía o First Quest, então emprestei os livros de um amigo para utilizar aquelas aventuras em minha campanha utilizando o D&D da Grow. E eu gostei tanto da aventura baseada em Spelljammer, que utilizei o hipopótamo antropomórfico (na verdade um Giff) Capitão Blotomus e sua nau voadora mais algumas vezes, integrando ele e o Espaço Selvagem como parte integrante de meu cenário caseiro.

 O mapa da aventura Espaço Selvagem. Não tem como uma criança não ser fisgada por uma arte dessas!

De fato, apesar de hoje em dia eu possuir a caixa básica do cenário, eu não sou um profundo conhecedor de Spelljammer. Tenho no máximo um conhecimento superficial do cenário, mas mesmo assim, há algo nele que me atrai. Os barcos mágicos voadores com formatos de criaturas gigantes, o conceito de espaço Ptolomaico fantástico, raças alienígenas como illithids, githyankis, neogis e beholders atuando como algo muito além de meros monstros, o clima que remete a uma era de navegações e aventuras de piratas, todas essas coisas me fazem querer experimentar de fato uma campanha nesse cenário.

No entanto, Spelljammer é um daqueles cenários em que as pessoas geralmente amam ou odeiam. Nos meus grupos ninguém nunca gostou muito da ideia de jogar D&D no espaço (além de mim, é claro). E isso sempre me manteve distante de uma campanha de Spelljammer. Um dia, quem sabe!

2 comentários:

  1. Escolhi o mesmo jogo para esse tema do rpgaday! Gosto muito de Spelljammer e tentei fazer uma adaptação para Old Dragon, que cabaou se limitando a alguns posts (pra quem quiser é só procurar por dragonjammer).

    ResponderExcluir
  2. Acho esse cenário fantástico! Apesar de como vc nunca ter mestrado ou jogado nele.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...