quinta-feira, 29 de agosto de 2019

RPGaDay 2019: Evoluir

Não são apenas os personagens que evoluem. Nós, jogadores, também evoluímos.

Quando começamos a jogar RPG, a maioria de nós age como se estivesse jogando um jogo de tabuleiro ou videogame comum: apenas reagimos aos acontecimentos dando algum "comando", isso é, tomando alguma ação puramente mecânica da qual nosso personagem é capaz. Geralmente é o famigerado "eu ataco" seguido de uma rolagem de dados, mas também inclui coisas como "meu personagem anda até ali", "meu personagem vai olhar o que tem lá", "eu digo a ele tal coisa" e afins.

Como o tempo, e a prática de jogo, vamos aprendendo que não é preciso dizer "eu digo a ele tal coisa", você só precisa falar como se fosse seu personagem. O próximo passo é compreender que você não precisa se limitar a apenas reagir aos acontecimentos, você pode ser ativamente o agente condutor da ação, fazer com que o cenário reaja a você e que as coisas aconteçam no jogo por sua causa.

Por fim, chega o ponto que compreendemos que o jogo de RPG é muito mais do que um simples boardgame onde suas ações são limitadas por um conjunto de ações possíveis, e que os personagens, sejam de jogadores ou do mestre, podem se relacionar das mais diversas formas, e que isso é tão, ou mais, importante para o andamento do jogo quanto qualquer ação prevista na mecânica das regras.

Mas tudo isso só é aprendido jogando. Quanto mais se joga, mais experiência se acumula sobre como jogar RPG, e assim evoluímos, nos tornando jogadores melhores.

Infelizmente, alguns jogadores veteranos às vezes parecem que esqueceram que um dia eles também provavelmente já foram jogadores tímidos, um pouco perdidos nas regras, e que hesitavam na hora de interagir com o restante do cenário, e criticam jogadores menos experientes, por vezes até mesmo se recusando a jogar com eles. E isso é uma grande falha.

Não existe jogador incapaz de aprender, de vencer a timidez, tudo é uma questão de prática e confiança. Acolha seus jogadores, tenha paciência com o tempo de aprendizagem de cada um, e estimule-os a se soltar, a agir naturalmente com os demais personagens. Quanto mais confiança o jogador desenvolver com seus companheiros do grupo de jogo, menos timidez ele terá, e mais ele é capaz de evoluir como jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...