sábado, 10 de agosto de 2019

#RPGaDay 2019: Foco

O segredo para conseguir conduzir uma campanha de RPG é ter foco. Se os jogadores já aceitaram participar do jogo em campanha, e o mestre já decidiu a ideia geral da campanha que deseja conduzir, dali em diante é apenas uma questão foco.

Os jogadores tem de ter foco para tentar se fazer presentes aos jogos com a maior frequência possível. E lembrar de que aquele jogo não acaba naquela sessão. É possível fazer planos a longo prazo, tentar não se por em risco demasiado pois, sessão que vem, o jogo continua, e se o personagem tiver morrido, bem, outro terá de ser criado para continuar (mas o avesso também é verdade, o jogo continua mesmo se seu personagem morreu, não dê importância demais para isso; apenas faça outro e continue se divertindo).

Mas é importante o foco por parte do mestre também. A maior parte das campanhas malsucedidas que já vi se deveram à falta de foco do mestre. Não importa se essa sessão foi pior do que a anterior, ou se nessa sessão os jogadores pareceram não se divertir muito, não desista por causa disso - é uma campanha, você pode se esforçar mais da próxima vez. Se algo parece não ter dado certo agora, tente identificar o porque e corrija para a próxima sessão. Se os jogadores não estão gostando do tema das aventuras, mude um pouco o rumo da campanha para algo que lhes seja mais agradável. Se você acha que precisa de mais preparação antes do jogo, foque-se nisso e esteja mais preparado da próxima vez. e da mesma forma que os jogadores devem se esforçar para não perder as sessões, é bom o mestre evitar desmarcar jogos o máximo que puder, para não desmotivar o grupo.

O segredo é apenas não perder o foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...