sexta-feira, 2 de agosto de 2019

#RPGaDay 2019: Único

A experiência de jogar RPG para mim é única. Nenhuma outra forma de jogo se compara, nenhum possui a mesma complexidade e riqueza de experiências.

A maioria dos jogos está limitado dentro de suas regras, por mais amplas, interessantes e complexas que estas sejam, já o RPG é apenas guiado por suas regras, não sendo limitado por elas. É implícito ao jogo de RPG que a interação dos personagens com outros personagens e com o cenário é prioridade e, de certa maneira, tem prevalência sobre as regras.

Não há limites quanto às opções que os personagens possuem, às atitudes que eles podem tomar diante de um determinado fato. Também não há limites em como o mestre pode reagir às ações dos personagens, em como os NPCs e o cenário irão se comportar em relação aos jogadores. Nada é predeterminado, tudo vai mudando e se adequando conforme o desenrolar do jogo.

Devido a isso, num jogo de RPG as possibilidades são infinitas, as interações são infinitas, e o andamento do jogo é impossível de ser previsto com exatidão, resultando sempre em uma experiência nova e surpreendente, mesmo quando a mesma aventura é jogada novamente.

Nem mesmo os mais avançados e bem feitos jogos de videogame de mundo aberto, por mais complexos e grandes que sejam, reproduzem esse tipo de experiência que o RPG é capaz de proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...