sexta-feira, 9 de agosto de 2019

#RPGaDay 2019: Crítico

Impossível falar de crítico e não me lembrar de nossos jogos de MERP e Rolemaster da época da adolescência. Aqueles sistemas (que são praticamente uma versão básica e avançada do mesmo jogo) possuem as tabelas de crítico mais legais da história do RPG!

Começamos jogando MERP, com um livro que encontramos para comprar em uma das duas lojas de RPG que existiam aqui na cidade à época (hoje existem muitas mais). Em alguns poucos meses, nossos personagens evoluíram tanto que o MERP não era mais capaz de contê-los, e decidimos passar para o Rolemaster.

Relíquias da geração xerox que me restaram.

Mas àquela época não era fácil importar livros, e mesmo acesso a PDFs era algo complicado. Conhecíamos alguém que possuía os livros de Rolemaster, e não tivemos dúvida: fizemos uma vaquinha entre todo mundo do grupo e fomos buscar todos os livros para xerocar! E isso significava atravessar metade da cidade de ônibus para buscar os livros que seriam copiados. Assim era a vida na geração xerox...

Enfim, voltando ao crítico, Rolemaster (e MERP) é um jogo baseado em tabelas, onde praticamente toda rolagem é checada contra uma tabela específica para determinar o resultado. E no combate as tabelas determinavam se o personagem havia causado um ou mais críticos no dano, e qual o tipo de crítico seria. Então era olhar na tabela do tipo especifico de crítico, rolar novamente, e ver o que ocorreu. As tabelas eram diversas e extensas, e alguns resultados iam do bizarro ao hilário.

Não era uma mecânica muito prática, mas era sempre empolgante descobrir o que aquele ataque iria desencadear em uma das dezenas de tabelas do jogo.

2 comentários:

  1. ate hj tenho saudade de rolemaster, eu tinha um guerreiro e estávamos info para harad, e lembro ate hj um critico de puncture, que falava que meu golpe foi tão forte que eu decepei a perna da cobra

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...